Fim da Era Heisei: Imperador Akihito se abdicará em Abril de 2019

Salve pessoal! A Era Heisei já está com seus dias contados, isto porque na conferência imperial realizada nesta manhã de sexta-feira ficou definida a data da abdicação do Imperador do Japão para 30 de abril de 2019.

Às 9h45 desta sexta-feira (1º) ocorreu a conferência imperial, com a presença do primeiro-ministro, Shinzo Abe. Na Casa Imperial se reuniram 10 pessoas, entre os chefes dos três poderes e a família real. Chegou-se a ao consenso do cronograma. O Imperador Akihito se abdica em 30 de abril de 2019 e o seu sucessor, Príncipe Naruhito, será coroado em 1º de maio, no dia seguinte.

Essa será a primeira abdicação em quase dois séculos de história do país.

Para evitar a corrida eleitoral que se realizará na primavera de 2019, foi escolhida a data da abdicação em meio a um “ambiente silencioso”, para que os rituais possam ser realizados de forma segura e pacífica. Além disso, 29 de abril é o Dia do Showa, quando se comemora o aniversário do Imperador Showa. Dessa forma, se a abdicação e coroação forem realizadas sequencialmente, as datas comemorativas imperiais podem se estender por 3 dias. Assim, considerou-se adequado em relação à população.

No próximo dia 8 o governo pretende formalizar essas duas datas, para a promulgação da lei especial.

Akihito tem 84 anos e é o 125.º imperador do Japão, desde 1989, quando o país entrou na era Heisei. O príncipe herdeiro, Naruhito, tem 58 anos, e é casado com Masako. A última conferência imperial foi realizada há 24 anos, sobre o casamento deles.

Fonte: Portal Mie; Com informações da All About Asia

Comentários

Postagens mais visitadas