Dúvidas Cabeça #04 - O último console da Sega


FALA OURIÇADA!!!!
Chegamos a mais um "Dúvidas Cabeça", nossos tópicos mais f*d@s que só o LSH traz a você. Antes de mais nada, quero agradecer do fundo do coração ao AKB48 Friends que deu curtidas em posts referentes a girlband japonesa, em especial ao "Dúvidas Cabeça #02", que falou sobre a influência do uniforme escolar sobre Sailor Moon e AKB48! Para ler novamente a matéria, CLIQUE AQUI!
E agora, vamos falar sobre o último console da sega, o DREAMCAST, que nos brindou com os melhores jogos do Sonic em 3D. Lembram deles?

Esses jogos foram relançados para o GameCube, PC's, X360 e PS3.


O ÚLTIMO DOS MOICANOS!?
O Dreamcast (em japonês: ドリームキャスト; os codinomes foram "Blackbelt", "Dural" e "Katana" durante o seu desenvolvimento) foi o último console de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sony e a Nintendo 64. Era a console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava "bastante à frente do seu tempo" (foi lançado 15 meses antes do PlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar "força" suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de 2000. O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final o projeto Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvimento do Black Belt a se desligar da SEGA. Posteriormente, o projeto Dural foi renomeado Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (contração de "dream broadcast", "transmissão de sonhos"). O lançamento do Dreamcast no Japão em 27/11/1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia. Nos Estados Unidos o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles até hoje, com 500.000 unidades só na data de lançamento, em 9/9/1999. No Brasil o aparelho foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999. Diversas empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. Houve inclusive o apoio da Microsoft, que desenvolveu para o Dreamcast um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade. Em março de 2002 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse, pois também os novos videogames tinham um processador mais potente e usaram o novo tipo de disco de mídia, o DVD. Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados. Desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e se restringe ao mercado japonês. Hoje em dia existe uma forte comunidade de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast. Utilizando um Kit de desenvolvimento também caseiro, chamado KallistiOS, estão sendo desenvolvidos diversos jogos, emuladores e aplicações que dão um sobrevida ao console.

ACESSÓRIOS DO DREAMCAST
* Visual Memory Unit/Visual Memory System (VMU/VMS): dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle, utilizado para salvar informações dos jogos. Possui uma tela monocromática e botões de operação para que seja possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas. Pode-se efetuar a conexão entre dois para a troca de informações. Contém 128 KiB (200 blocos de 512 bytes cada).
* Dreamcast Mouse: dispositivo apontador utilizado em alguns jogos.
* Dreamcast Keyboard: teclado usado em alguns jogos e no navegador para Internet.
* Dreamcast Fishing Rod: vara de pescar utilizado em jogos de pescaria.
* Dreamcast Arcade Stick: controle do tipo arcade.
* Jump Pack/PuruPuru Pack: dispositivo que conectado ao controle, emite vibrações em consequência dos eventos dos jogos.
* Broadband Adapter: adaptador de banda larga, dispositivo que pode ser conectado no lugar do modem, permitindo a conexão com Asymmetric Digital Subscriber Line e LAN em alguns jogos e algumas versões do navegador para Internet.
* Controle Dance Dance Revolution: tapete para jogos de dança (produto oficial lançado pela Konami).
* Controle Densha De Go!: controle para simulador de Trens.
* Controle Pop N' Music: controle para o jogo Pop N' Music (produto oficial lançado pela Konami).
* Dream Karaoke: dispositivo para karaokê. Lançado somente no Japão.
* Dreameye: dispositivo para Videoconferências via Internet lançado em 2000 , grava pequenos vídeos e tira fotos com incríveis 3 mega pixels (aprox. 2048px por 1536px), (uma camera poderosa para o ano 2000) Lançado somente no Japão.
* Light Gun: Arma compatível com VMU e Jump Pack, para jogo de tiro no estilo ''The House of The Dead 2''
* SVGA Box: Acessório que permilte conectar o Dreamcast em um monitor de PC, TV de LCD ou Tela de plasma. A imagem fica mais nítida, graças ao modo Progressive Scan dos monitores e a sua maior resolução.
* Zip drive: A Sega pretendia fazer acordo com a Iomega para que ela desenvolvesse uma interface capaz de conectar seus Zip drives ao Dreamcast, assim seria possível gravar dados da Internet ou dos jogos do console em discos de 100 MB, mas a idéia acabou sendo seguidamente adiada, e terminou com o fim do Dreamcast em 2002.

JOGOS
Em sua curta vida, o Dreamcast recebeu cerca de 350 jogos (nos EUA). Além de jogos feitos pela própria Sega (Sonic Adventure, Shenmue, Skies of Arcadia), houve certo apoio de empresas externas (Dead or Alive 2, da Tecmo, Soul Calibur da Namco, as séries Resident Evil, Power Stone e Street Fighter da Capcom), embora algumas como Electronic Arts e Square não tenham colaborado. Por ter jogos de destaque nos diversos gêneros, o Dreamcast ainda possui um bom número de fãs. No Japão, estima-se que o Dreamcast possua mais de 800 jogos lançados, e ainda em 2011 há jogos de pequenas empresas a serem lançados oficialmente. Dentre os títulos que mais fizeram sucesso em partidas online, destacam-se Quake III Arena, Bomberman Online, Phantasy Star Online, Maximum Pool Online, Star Lancer e metropolis street racer, onde era possível a interação entre usuários de PC e de Dreamcast. Em servidores alternativos, é possível até hoje jogar Quake III Arena , Phantasy Star Online versões 1 e 2, Maximum Pool Online, Star Lancer e 4X4 Evolution. O diferencial máximo de Phantasy Star Online é que ele permite interação com usuários de PC, Gamecube e XBOX, tornando-se o primeiro jogo na história com suporte a 4 plataformas diferentes simultaneamente. No Brasil, os jogos para o console que mais se destacaram foram Sonic Adventure, Sonic Adventure 2 , Resident Evil Code: Veronica, Shenmue, Marvel vs. Capcom 2, Capcom vs. SNK 2 e Quake III Arena.
Fonte: WIKIPEDIA

Segue agora o vídeo de ZéhTrueGamer.

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