Especial - SONIC 22 ANOS
FALA NAÇÃO DE LEGENDÁRIOS!!!
Domingo agora (23/06), vai fazer 22 anos que o nosso ouriço fez sua bombástica estreia no mundo dos games. E por isso resolvemos fazer um post especial. Acompanhe agora a trajetória do ouriço desde o Mega Drive até o WiiU.
O INÍCIO
Sonic the Hedgehog é uma franquia de videojogos criado pela Sega e protagonizada pela sua mascote Sonic the Hedgehog. Esta série começou em 1991 com o lançamento de Sonic the Hedgehog para a Sega Mega Drive. Uma versão 8-bits do jogo foi também lançada para a Master System e Game Gear. O Sonic foi responsável por ter sozinho mudado a guerra de consoles 16-bit, e o seu primeiro jogo substituiu rapidamente Altered Beast como jogo de lançamento para a Mega Drive na América do Norte e Europa.
Até Maio de 2006, esta franquia vendeu mais de 44 milhões de unidades, tendo já vários jogos esperados para sair no segundo semestre de 2006.2 Os jogos da série são geralmente desenvolvidos pela Sonic Team, com a excepção de alguns spinoffs que foram desenvolvidos independentemente pela Sega of America. O principal programador do primeiro jogo foi Yuji Naka, que se iria tornar mais tarde o chefe da divisão Sonic Team, e o planeador do jogo foi Hirokazu Yasuhara. A música dos dois primeiros jogos Sonic the Hedgehog para a Mega Drive foi criada por Masato Nakamura da banda japonesa Dreams Come True.
A HISTÓRIA
Sonic vivia em uma ilha chamada Ilha do Sul, mas um dia um cientista do mal chamado Dr. Robotnik (mais conhecido hoje como Dr.Eggman) que queria conquistar o mundo transformando os amigos de Sonic em robôs e capturando um tesouro misterioso conhecida como Esmeraldas do Caos. Sete esmeraldas com uma misteriosa energia conhecida como Caos. Ao finalmente ao chegar até o laboratório do Robotnik chamado Final Zone, Sonic o enfrenta e destrói sua nave. Após isso Sonic decidiu viajar pela Ilha do Oeste e encontrou uma raposa com duas caudas. Ele pergunta o seu nome, que prontamente responde Miles Prower, mas só que é mais conhecido pela sua alcunha: "Tails". Após isso eles se tornam grandes amigos e começam a viajar juntos. Ao pousar na Colina da Esmeralda eles encontram todas as Esmeraldas do Caos e Sonic de repente pula e se transforma em Super Sonic. Ele fica muito mais rápido e praticamente invencível, mas ele perde um anel por segundo e a transformação acaba quando os anéis chegam a zero. Eles encontram Robotnik e começam a lutar. Eles o perseguem e tentam descobrir o que Robotnik está tramando. A um certo ponto da história não é possível mais continuar andando, então eles pegam o avião deles chamado Tornado e vão até uma Base no Céu onde o Tornado é danificado e Sonic tem que lutar sozinho. Sonic entra na estação espacial de Robotnik chamado Ovo da Morte e luta com Robotnik em um robô gigante. Após Sonic vencer Robotnik, o Ovo da Morte explode e Sonic pula. Tails vê a explosão da Terra e pega o Tornado para salvar Sonic. Sonic pousa bem em cima do Tornado e os dois vão para mais uma viagem. o ovo da morte que aparentemente caiu na terra caiu na verdade em uma ilha chamada Ilha do Anjos e Robotnik percebe que a razão da ilha flutuar é uma esmeralda chamada esmeralda mestre e Robotnik engana o guardião da esmeralda dizendo que tem dois seres que estão chegando a ilha querendo roubar a esmeralda mestre. um era uma raposa de duas caudas e o outro era um ouriço que corre mas rápido que a velocidade do som (ele estava falando de Sonic e Tails). por isso Knuckles (que é o nome do guardião da esmeralda mestre) passou a cometer um erro ajudando o Robotnik. quando Sonic e Tails chegam a ilha dos anjos sabendo que Eggman estava lá, Sonic chega até a ilha como super Sonic e ele repentinamente encontra o Knuckles que tira as esmeraldas de Sonic. como Knuckles conhece a ilha dos anjos melhor que Sonic, ele usa todos os métodos possíveis para esconder as esmeraldas obrigando Sonic a encontrá-las. quando Sonic finalmente pega todas as esmeraldas depois de Knuckles atrapalhar Sonic na maior parte das vezes, Sonic consegue chegar ao ovo da morte que estava acoplado na base de Robotnik virando Super Sonic e conseguindo derrotar Robotnik temporariamente e com isso, o ovo da morte se solta da base de Robotnik enquanto estava sobrecarregado e acaba ficando em chamas caindo no interior de um vulcão de lava enquanto Sonic e Tails caíram em uma floresta cheia de cogumelos que contém um portal que leva até um palácio secreto onde a esmeralda mestre acabou transformando as esmeraldas do caos (que também estavam no palácio) em super esmeraldas. depois disso, Sonic precisava pegar as super esmeraldas para se transformar em Hyper Sonic mas não pôde pegar a esmeralda mestre sendo que Sonic só pôde localizar o portal e quando Sonic e Tails chegam ao palácio secreto Sonic é confrontado por Knuckles que percebe que Sonic e Tails não são ladrões e Knuckles passou a ajudar Sonic a derrotar Robotnik. mas o cientista acaba enganando Knuckles implorando por misericórdia aproveitando a chance para roubar a esmeralda mestre. No findar de tudo, Sonic e Tails seguem para o laboratório chamado ovo da morte que havia sido novamente lançado no espaço, e graças ao sanctuário do céu, Sonic e Tails conseuiram chegar até o ovo da morte, onde tiverma de lutar com Robotnik pela posse da esmeralda mestre. Sonic ainda teve que perseguir Robotnik na forma de Hyper Sonic pelo espaço no dia do juizo final (The Doomsday) Para conseguir recuperar a esmeralda mestre de vez. Depois da perseguição, e da batalha final no espaço, Sonic desce com a posse da esmeralda mestre, e aterriza bem em cima do tornado, onde a esmeralda mestre foi pega com uma garra mecânica. Sonic e Tails devolvem a esmeralda mestre para a ilha dos anjos, e retornam para as ilhas do sul com mais esta missão comprida.
JOGABILIDADE
A maioria dos títulos Sonic são jogos de plataforma de perspectiva lateral. Seus controles são básicos e não desviam muito do gênero padrão; o ponto vital da série é a velocidade dos personagens jogáveis, que geralmente têm a habilidade de correr ladeiras, muros. Loopings e giros são também comuns nos jogos do Sonic, como gigantes maquinas de pinball que tratam Sonic como uma bola. O estilo de jogo, no entanto, gerou críticas, pois exige poucos comandos do jogador, sendo dito que pode ser completado seguindo uma única direção. Entretanto, o jogo têm numerosas partes que exigem saltos precisos para evitar perigos. Conforme vai progredindo em suas missões, Sonic deve coletar anéis para proteger-se de inimigos e armadilhas; enquanto ele tem pelo menos um deles ele é invulnerável a danos, perdendo todos eles quando é atacado. A maioria dos jogos permite que Sonic recupere alguns destes anéis durante um curto período. Entretanto, anéis não protegem de todos os danos: ele pode se afogar, ser esmagado, ou cair e morrer. Seguindo a linha de vários jogos de plataforma, coletando 100 destes anéis premiarão Sonic com uma vida extra. Certos títulos da série também premiam a coleta de outras quantidades de anéis; frequentemente, 50 anéis precisam ser coletados para acessar as fases especiais nas quais se encontram as Esmeraldas do Caos. Há vários jogos em 3D do Sonic, tendo várias diferenças como o novo modelo do Sonic, redesenhado para se adaptar melhor a 3D, Sonic está mais magro e alto, sapatos variados, olhos verdes, cor azul mais viva e escura e espinhos maiores. Há também nos jogos 3D, o ataque Homing Attack, onde Sonic pula e vai em direção ao inimigo mais próximo. Outra diferença é que nem todos os anéis são perdidos quando atacados. Outra coisa, influenciada do Sonic & Knuckles, é o Super Sonic ser apenas jogável no espaço no chefe final.
SÉRIE PRINCIPAL
O primeiro jogo Sonic, Sonic the Hedgehog, era um jogo de plataforma lançado em 1991 que apresentava o protagonista Sonic correndo pelos níveis do jogo para impedir os planos do Doutor Robotnik de dominar o mundo. O jogo se focava na habilidade de Sonic de correr e pular a altas velocidades com o uso de springs, slopes e loop-the-loops. Sua sequência, Sonic the Hedgehog 2, um jogo de plataforma de 1992, aumentou a variedade e a velocidade da jogabilidade da série e foi o segundo jogo mais vendido do Mega Drive de todos os tempos. O jogo introduziu o parceiro de Sonic, Miles "Tails" Prower, que seguia Sonic pelo jogo, e o movimento "spin dash", que permitia a Sonic ganhar propulsão rapidamente quando parado.
A próxima sequência, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em 1994. O jogo introduziu um movimento de defesa temporária, adicionou novos tipos de escudo, e permitia que Tails voasse sendo controlado pelo jogador. O jogo também introduziu um novo personagem, Knuckles the Echidna, que serviu como um antagonista adicional ao lado do Doutor Robotnick.
Sonic & Knuckles, lançado em 1994, introduziu Knuckles como um personagem jogável com habilidades de vôo planado e escalada de parede. e permitiu aos jogadores conectar Sonic the Hedgehog 3 no topo do cartucho de Sonic and Knuckles. Isso permitia que se jogasse o jogo como ele foi desenvolvido originalmente;11 os jogos eram para ser um só, mas foram separados por problemas de espaço e tempo. Sonic 3D Blast, um jogo de plataforma de 2.5D isométrico lançado em 1995 apresenta Sonic correndo em ambientes pseudo-3D enquanto tenta resgatar Flickies do Doutor Robotnik.
Sonic CD, lançado para Mega-CD/Sega CD em 1993, introduz o personagem Amy Rose e possui níveis que se modificam dependendo se o Sonic está no passado, presente ou futuro.
Sonic Chaos, lançado em 1993 para Master System, apresentava Tails como um personagem jogável. A sequência, Sonic Triple Trouble, lançado em 1994 para Game Gear introduz um novo personagem, Nack the Weasel, que, assim como Knuckles e Doutor Robotnik, deseja coletar todas as Esmeraldas do Caos. Um dos últimos jogos para Game Gear, Sonic Blast, lançado em 1996 possuia sprites pré-renderizados. Sonic Labyrinth, lançado para Game Gear em 1995, possuía uma visão isométrica e uma jogabilidade com uma exploração mais lenta como consequência do Robotnik ter trocado os sapatos de Sonic por "Speed Down Boots."
Foram lançados também algumas spin-offs, que não são de plataforma.
CARACTERÍSTICAS COMUNS
ANÉIS: São os itens mais comuns nos jogos do Sonic. Esse anéis contém uma energia chamada Chaos. Eles tem o poder de defender as pessoas. Se uma pessoa for atacada, ela não receberá dano. Em compensação, perderá 20 anéis. Se uma pessoa não tiver pelo menos 1 anel, ela receberá dano. Eles tem o poder de desbloquear a Super Forma das pessoas junto com as Esmeraldas do Caos. As Esmeraldas do Caos junto com 50 anéis podem desbloquear a Super Forma de uma pessoa, assim como aconteceu com Sonic, Tails, Knuckles, Metal Sonic, Shadow, Blaze e Silver. Nos primeiros jogos, eram perdidos todos os Anéis e ainda por cima, não era possível recuperar todos os anéis perdidos. Atualmente, são perdidos apenas 25 anéis e é possível recuperá-los. Nos jogos atuais, os anéis também serve para Sonic utilizar a habilidade de Boost e melhora um pouco o salto e outras habilidades.
CHAOS EMERALDS: As Esmeraldas do Caos aparecem desde o primeiro jogo do Sonic. Diferente dos anéis elas contém grande valor de Energia Chaos. São no total 8 Esmeraldas contando a Esmeralda Mestre, uma Esmeralda verde e grande e que tem um poder infinito, embora que em Sonic the Fighters havia uma 9ª Esmeralda, ele nunca mais voltou a aparecer. Elas podem se transformar nas Super Esmeraldas e darem mais poder a quem as pegarem. Nos primeiros jogos, as Esmeraldas eram colecionadas em Fases Especiais. Nos jogos atualmente, elas são conseguidas ao passar da história. Elas contém um valor positivo e negativo. Quando o Sonic usa o poder positivo, ele se transforma no Super Sonic. Quando usa o poder negativo, ele se transforma no Dark Sonic.
SUPER SONIC: Desde Sonic the Hedgehog 2, Sonic pode se transformar em Super Sonic. A transformação é a mais usada pelo ouriço. Ela dá mais velocidade, mais força e o poder de voar, além de outras coisas dependendo do jogo (como invencibilidade, por exemplo). Ele fica amarelo, seus espinhos ficam arrepiados e seus olhos ficam vermelhos. Essa transformação tira um anel por segundo. Ele normalmente precisa das sete Esmeraldas do Caos mais cinquenta anéis, apesar de essa característica mudar de jogo em jogo. No jogo Sonic 3 & Knuckles Sonic pode se transformar em Hyper Sonic. Ele só se transforma nesse jogo. Ela da mais velocidade, mais força e o poder de voar. Ele fica piscando as cores das Esmeraldas do Caos, seus espinhos ficam arrepiados e seus olhos ficam vermelhos. No anime Sonic X, Sonic pode se transformar em Dark Sonic. Ele fica preto, seus espinhos ficam arrepiados e suas pupilas desaparecem. Sonic usa o poder negativo das Esmeraldas do Caos falsas. Ele fica muito nervoso nessa transformação, mas após pouco tempo, ele volta ao normal. No jogo Sonic and the Secret Rings, Sonic pode se transformar em Dark Spine Sonic. Depois da batalha contra Erazor Djinn, os anéis Secretos são destruídos e Sonic não pode mais voltar a essa forma. Ela da mais velocidade e o poder de voar. Ele fica roxo com duas listras roxo claro na cabeça, seu tênis e luva se juntam com o corpo e suas pupilas desaparecem. No jogo Sonic and the Black Knight, Sonic pode se transformar no Excalibur. Ele fica com uma armadura dourada e sua espada Calibur também fica de ouro. No jogo Sonic Unleashed, Sonic pode se transformar em Werehog (Um tipo de Ouriço-Lobisomem). Ele fica com pelos azul escuro, com mechas claras, com garras e dentes afiados, seus sapatos ficam com espinhos.
OS JOGOS MAIS RECENTES
Sonic estrelou 3 jogos para o Dreamcast (ambos relançados para o Nintendo GameCube e consoles da geração atual como PS3 e X360). Em 2004, foi lançado Sonic Heroes, primeiro jogo multiplataforma do ouriço. aos poucos os jogos em 3D estavam ficando um pouco entediantes como é o caso de SONIC THE HEDGEHOG 2006, mas a situação voltou a melhorar aos poucos com Sonic Unleashed e Sonic Colors. Para comemorar os 20 anos do personagem, foi lançado em 2011 Sonic Generations, que resgata várias fases clássicas dos jogos passados. Para este ano (2013) está previsto o Sonic Lost World, que conta com uma jogabilidade impecável (será?) e além disso o clássico Spindash retorna em grande estilo. Deve sair para o WiiU e 3DS e o lançamento está previsto para 13 de Outubro.
CRUSH 40
E se estamos falando de Sonic, por que não falar do CRUSH 40? A banda surgiu em 1998 e atualmente é formado por Jun Senoue (Guitarrista e compositor da maior parte dos jogos do Sonic) e Johnny Gioeli (Vocalista, também atua no Axel Rudi Pell e Hardline). Tudo começou graças à música tema do jogo SONIC ADVENTURE, e desde então...
Não parou mais! Inicialmente chamado de SONS OF ANGELS, recebeu o nome definitivo em 2000 quando Jun optou pelo CRUSH 40 como o novo nome da banda. Em 2001 gravam "Live & Learn", musica tema do SONIC ADVENTURE 2. Com isso o CRUSH 40 passou a ser conhecido como a banda oficial do Sonic The Hedgehog.
Na discografia, 3 álbuns de estúdio (Thrill of the Feel, Crush 40 e Super Sonic Songs), um EP (Rise Again) e um álbum ao vivo (Crush 40 Live!) além de várias regravações como "Sonic Boom" (Tema da versão americana de Sonic CD). E agora, qual será o palpite de que banda cantará a abertura de SONIC LOST WORLD?
E outros artistas também colaboraram para a série Sonic.
* Dreams Come True (Trilha sonora de Sonic 1 & 2, além do tema "Sweet Sweet Sweet")
* Bowling for Soup (Endless Possibility)
* Zebrahead (His World)
* Keiko Utoku (Sonic CD)
* Hironobu Kageyama (Anime Sonic X)
* Cash Cash (Sonic Colors e Sonic Generations)
* Marlon Saunders (Unknown From M.E.)
* Ted Poley (da banda Danger Danger)
* Pastiche (Sonic CD - US)
* Richard Jaques (Sonic R e Generations)
* Amsterdan Session Orchestra (Na OST de Sonic Colors)
* Kenichi Tokoi (Sonic Riders)
* Donna De Lory (na música "My Destiny")
* Hunnid-P (em Sonic Adventure 2, nas fases do Knuckles e releitura de "Unknown From M.E.")
* Dred Foxx (Unknown From M.E.)
Bem, isso foi um post mais que especial para celebrar os 22 anos de Sonic The Hedegehog! Até o próximo update!
Fonte: WIKIPEDIA
Domingo agora (23/06), vai fazer 22 anos que o nosso ouriço fez sua bombástica estreia no mundo dos games. E por isso resolvemos fazer um post especial. Acompanhe agora a trajetória do ouriço desde o Mega Drive até o WiiU.
O INÍCIO
Sonic the Hedgehog é uma franquia de videojogos criado pela Sega e protagonizada pela sua mascote Sonic the Hedgehog. Esta série começou em 1991 com o lançamento de Sonic the Hedgehog para a Sega Mega Drive. Uma versão 8-bits do jogo foi também lançada para a Master System e Game Gear. O Sonic foi responsável por ter sozinho mudado a guerra de consoles 16-bit, e o seu primeiro jogo substituiu rapidamente Altered Beast como jogo de lançamento para a Mega Drive na América do Norte e Europa.
Até Maio de 2006, esta franquia vendeu mais de 44 milhões de unidades, tendo já vários jogos esperados para sair no segundo semestre de 2006.2 Os jogos da série são geralmente desenvolvidos pela Sonic Team, com a excepção de alguns spinoffs que foram desenvolvidos independentemente pela Sega of America. O principal programador do primeiro jogo foi Yuji Naka, que se iria tornar mais tarde o chefe da divisão Sonic Team, e o planeador do jogo foi Hirokazu Yasuhara. A música dos dois primeiros jogos Sonic the Hedgehog para a Mega Drive foi criada por Masato Nakamura da banda japonesa Dreams Come True.
A HISTÓRIA
Sonic vivia em uma ilha chamada Ilha do Sul, mas um dia um cientista do mal chamado Dr. Robotnik (mais conhecido hoje como Dr.Eggman) que queria conquistar o mundo transformando os amigos de Sonic em robôs e capturando um tesouro misterioso conhecida como Esmeraldas do Caos. Sete esmeraldas com uma misteriosa energia conhecida como Caos. Ao finalmente ao chegar até o laboratório do Robotnik chamado Final Zone, Sonic o enfrenta e destrói sua nave. Após isso Sonic decidiu viajar pela Ilha do Oeste e encontrou uma raposa com duas caudas. Ele pergunta o seu nome, que prontamente responde Miles Prower, mas só que é mais conhecido pela sua alcunha: "Tails". Após isso eles se tornam grandes amigos e começam a viajar juntos. Ao pousar na Colina da Esmeralda eles encontram todas as Esmeraldas do Caos e Sonic de repente pula e se transforma em Super Sonic. Ele fica muito mais rápido e praticamente invencível, mas ele perde um anel por segundo e a transformação acaba quando os anéis chegam a zero. Eles encontram Robotnik e começam a lutar. Eles o perseguem e tentam descobrir o que Robotnik está tramando. A um certo ponto da história não é possível mais continuar andando, então eles pegam o avião deles chamado Tornado e vão até uma Base no Céu onde o Tornado é danificado e Sonic tem que lutar sozinho. Sonic entra na estação espacial de Robotnik chamado Ovo da Morte e luta com Robotnik em um robô gigante. Após Sonic vencer Robotnik, o Ovo da Morte explode e Sonic pula. Tails vê a explosão da Terra e pega o Tornado para salvar Sonic. Sonic pousa bem em cima do Tornado e os dois vão para mais uma viagem. o ovo da morte que aparentemente caiu na terra caiu na verdade em uma ilha chamada Ilha do Anjos e Robotnik percebe que a razão da ilha flutuar é uma esmeralda chamada esmeralda mestre e Robotnik engana o guardião da esmeralda dizendo que tem dois seres que estão chegando a ilha querendo roubar a esmeralda mestre. um era uma raposa de duas caudas e o outro era um ouriço que corre mas rápido que a velocidade do som (ele estava falando de Sonic e Tails). por isso Knuckles (que é o nome do guardião da esmeralda mestre) passou a cometer um erro ajudando o Robotnik. quando Sonic e Tails chegam a ilha dos anjos sabendo que Eggman estava lá, Sonic chega até a ilha como super Sonic e ele repentinamente encontra o Knuckles que tira as esmeraldas de Sonic. como Knuckles conhece a ilha dos anjos melhor que Sonic, ele usa todos os métodos possíveis para esconder as esmeraldas obrigando Sonic a encontrá-las. quando Sonic finalmente pega todas as esmeraldas depois de Knuckles atrapalhar Sonic na maior parte das vezes, Sonic consegue chegar ao ovo da morte que estava acoplado na base de Robotnik virando Super Sonic e conseguindo derrotar Robotnik temporariamente e com isso, o ovo da morte se solta da base de Robotnik enquanto estava sobrecarregado e acaba ficando em chamas caindo no interior de um vulcão de lava enquanto Sonic e Tails caíram em uma floresta cheia de cogumelos que contém um portal que leva até um palácio secreto onde a esmeralda mestre acabou transformando as esmeraldas do caos (que também estavam no palácio) em super esmeraldas. depois disso, Sonic precisava pegar as super esmeraldas para se transformar em Hyper Sonic mas não pôde pegar a esmeralda mestre sendo que Sonic só pôde localizar o portal e quando Sonic e Tails chegam ao palácio secreto Sonic é confrontado por Knuckles que percebe que Sonic e Tails não são ladrões e Knuckles passou a ajudar Sonic a derrotar Robotnik. mas o cientista acaba enganando Knuckles implorando por misericórdia aproveitando a chance para roubar a esmeralda mestre. No findar de tudo, Sonic e Tails seguem para o laboratório chamado ovo da morte que havia sido novamente lançado no espaço, e graças ao sanctuário do céu, Sonic e Tails conseuiram chegar até o ovo da morte, onde tiverma de lutar com Robotnik pela posse da esmeralda mestre. Sonic ainda teve que perseguir Robotnik na forma de Hyper Sonic pelo espaço no dia do juizo final (The Doomsday) Para conseguir recuperar a esmeralda mestre de vez. Depois da perseguição, e da batalha final no espaço, Sonic desce com a posse da esmeralda mestre, e aterriza bem em cima do tornado, onde a esmeralda mestre foi pega com uma garra mecânica. Sonic e Tails devolvem a esmeralda mestre para a ilha dos anjos, e retornam para as ilhas do sul com mais esta missão comprida.
JOGABILIDADE
A maioria dos títulos Sonic são jogos de plataforma de perspectiva lateral. Seus controles são básicos e não desviam muito do gênero padrão; o ponto vital da série é a velocidade dos personagens jogáveis, que geralmente têm a habilidade de correr ladeiras, muros. Loopings e giros são também comuns nos jogos do Sonic, como gigantes maquinas de pinball que tratam Sonic como uma bola. O estilo de jogo, no entanto, gerou críticas, pois exige poucos comandos do jogador, sendo dito que pode ser completado seguindo uma única direção. Entretanto, o jogo têm numerosas partes que exigem saltos precisos para evitar perigos. Conforme vai progredindo em suas missões, Sonic deve coletar anéis para proteger-se de inimigos e armadilhas; enquanto ele tem pelo menos um deles ele é invulnerável a danos, perdendo todos eles quando é atacado. A maioria dos jogos permite que Sonic recupere alguns destes anéis durante um curto período. Entretanto, anéis não protegem de todos os danos: ele pode se afogar, ser esmagado, ou cair e morrer. Seguindo a linha de vários jogos de plataforma, coletando 100 destes anéis premiarão Sonic com uma vida extra. Certos títulos da série também premiam a coleta de outras quantidades de anéis; frequentemente, 50 anéis precisam ser coletados para acessar as fases especiais nas quais se encontram as Esmeraldas do Caos. Há vários jogos em 3D do Sonic, tendo várias diferenças como o novo modelo do Sonic, redesenhado para se adaptar melhor a 3D, Sonic está mais magro e alto, sapatos variados, olhos verdes, cor azul mais viva e escura e espinhos maiores. Há também nos jogos 3D, o ataque Homing Attack, onde Sonic pula e vai em direção ao inimigo mais próximo. Outra diferença é que nem todos os anéis são perdidos quando atacados. Outra coisa, influenciada do Sonic & Knuckles, é o Super Sonic ser apenas jogável no espaço no chefe final.
SÉRIE PRINCIPAL
O primeiro jogo Sonic, Sonic the Hedgehog, era um jogo de plataforma lançado em 1991 que apresentava o protagonista Sonic correndo pelos níveis do jogo para impedir os planos do Doutor Robotnik de dominar o mundo. O jogo se focava na habilidade de Sonic de correr e pular a altas velocidades com o uso de springs, slopes e loop-the-loops. Sua sequência, Sonic the Hedgehog 2, um jogo de plataforma de 1992, aumentou a variedade e a velocidade da jogabilidade da série e foi o segundo jogo mais vendido do Mega Drive de todos os tempos. O jogo introduziu o parceiro de Sonic, Miles "Tails" Prower, que seguia Sonic pelo jogo, e o movimento "spin dash", que permitia a Sonic ganhar propulsão rapidamente quando parado.
A próxima sequência, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em 1994. O jogo introduziu um movimento de defesa temporária, adicionou novos tipos de escudo, e permitia que Tails voasse sendo controlado pelo jogador. O jogo também introduziu um novo personagem, Knuckles the Echidna, que serviu como um antagonista adicional ao lado do Doutor Robotnick.
Sonic & Knuckles, lançado em 1994, introduziu Knuckles como um personagem jogável com habilidades de vôo planado e escalada de parede. e permitiu aos jogadores conectar Sonic the Hedgehog 3 no topo do cartucho de Sonic and Knuckles. Isso permitia que se jogasse o jogo como ele foi desenvolvido originalmente;11 os jogos eram para ser um só, mas foram separados por problemas de espaço e tempo. Sonic 3D Blast, um jogo de plataforma de 2.5D isométrico lançado em 1995 apresenta Sonic correndo em ambientes pseudo-3D enquanto tenta resgatar Flickies do Doutor Robotnik.
Sonic CD, lançado para Mega-CD/Sega CD em 1993, introduz o personagem Amy Rose e possui níveis que se modificam dependendo se o Sonic está no passado, presente ou futuro.
Sonic Chaos, lançado em 1993 para Master System, apresentava Tails como um personagem jogável. A sequência, Sonic Triple Trouble, lançado em 1994 para Game Gear introduz um novo personagem, Nack the Weasel, que, assim como Knuckles e Doutor Robotnik, deseja coletar todas as Esmeraldas do Caos. Um dos últimos jogos para Game Gear, Sonic Blast, lançado em 1996 possuia sprites pré-renderizados. Sonic Labyrinth, lançado para Game Gear em 1995, possuía uma visão isométrica e uma jogabilidade com uma exploração mais lenta como consequência do Robotnik ter trocado os sapatos de Sonic por "Speed Down Boots."
Foram lançados também algumas spin-offs, que não são de plataforma.
CARACTERÍSTICAS COMUNS
ANÉIS: São os itens mais comuns nos jogos do Sonic. Esse anéis contém uma energia chamada Chaos. Eles tem o poder de defender as pessoas. Se uma pessoa for atacada, ela não receberá dano. Em compensação, perderá 20 anéis. Se uma pessoa não tiver pelo menos 1 anel, ela receberá dano. Eles tem o poder de desbloquear a Super Forma das pessoas junto com as Esmeraldas do Caos. As Esmeraldas do Caos junto com 50 anéis podem desbloquear a Super Forma de uma pessoa, assim como aconteceu com Sonic, Tails, Knuckles, Metal Sonic, Shadow, Blaze e Silver. Nos primeiros jogos, eram perdidos todos os Anéis e ainda por cima, não era possível recuperar todos os anéis perdidos. Atualmente, são perdidos apenas 25 anéis e é possível recuperá-los. Nos jogos atuais, os anéis também serve para Sonic utilizar a habilidade de Boost e melhora um pouco o salto e outras habilidades.
CHAOS EMERALDS: As Esmeraldas do Caos aparecem desde o primeiro jogo do Sonic. Diferente dos anéis elas contém grande valor de Energia Chaos. São no total 8 Esmeraldas contando a Esmeralda Mestre, uma Esmeralda verde e grande e que tem um poder infinito, embora que em Sonic the Fighters havia uma 9ª Esmeralda, ele nunca mais voltou a aparecer. Elas podem se transformar nas Super Esmeraldas e darem mais poder a quem as pegarem. Nos primeiros jogos, as Esmeraldas eram colecionadas em Fases Especiais. Nos jogos atualmente, elas são conseguidas ao passar da história. Elas contém um valor positivo e negativo. Quando o Sonic usa o poder positivo, ele se transforma no Super Sonic. Quando usa o poder negativo, ele se transforma no Dark Sonic.
SUPER SONIC: Desde Sonic the Hedgehog 2, Sonic pode se transformar em Super Sonic. A transformação é a mais usada pelo ouriço. Ela dá mais velocidade, mais força e o poder de voar, além de outras coisas dependendo do jogo (como invencibilidade, por exemplo). Ele fica amarelo, seus espinhos ficam arrepiados e seus olhos ficam vermelhos. Essa transformação tira um anel por segundo. Ele normalmente precisa das sete Esmeraldas do Caos mais cinquenta anéis, apesar de essa característica mudar de jogo em jogo. No jogo Sonic 3 & Knuckles Sonic pode se transformar em Hyper Sonic. Ele só se transforma nesse jogo. Ela da mais velocidade, mais força e o poder de voar. Ele fica piscando as cores das Esmeraldas do Caos, seus espinhos ficam arrepiados e seus olhos ficam vermelhos. No anime Sonic X, Sonic pode se transformar em Dark Sonic. Ele fica preto, seus espinhos ficam arrepiados e suas pupilas desaparecem. Sonic usa o poder negativo das Esmeraldas do Caos falsas. Ele fica muito nervoso nessa transformação, mas após pouco tempo, ele volta ao normal. No jogo Sonic and the Secret Rings, Sonic pode se transformar em Dark Spine Sonic. Depois da batalha contra Erazor Djinn, os anéis Secretos são destruídos e Sonic não pode mais voltar a essa forma. Ela da mais velocidade e o poder de voar. Ele fica roxo com duas listras roxo claro na cabeça, seu tênis e luva se juntam com o corpo e suas pupilas desaparecem. No jogo Sonic and the Black Knight, Sonic pode se transformar no Excalibur. Ele fica com uma armadura dourada e sua espada Calibur também fica de ouro. No jogo Sonic Unleashed, Sonic pode se transformar em Werehog (Um tipo de Ouriço-Lobisomem). Ele fica com pelos azul escuro, com mechas claras, com garras e dentes afiados, seus sapatos ficam com espinhos.
OS JOGOS MAIS RECENTES
Sonic estrelou 3 jogos para o Dreamcast (ambos relançados para o Nintendo GameCube e consoles da geração atual como PS3 e X360). Em 2004, foi lançado Sonic Heroes, primeiro jogo multiplataforma do ouriço. aos poucos os jogos em 3D estavam ficando um pouco entediantes como é o caso de SONIC THE HEDGEHOG 2006, mas a situação voltou a melhorar aos poucos com Sonic Unleashed e Sonic Colors. Para comemorar os 20 anos do personagem, foi lançado em 2011 Sonic Generations, que resgata várias fases clássicas dos jogos passados. Para este ano (2013) está previsto o Sonic Lost World, que conta com uma jogabilidade impecável (será?) e além disso o clássico Spindash retorna em grande estilo. Deve sair para o WiiU e 3DS e o lançamento está previsto para 13 de Outubro.
CRUSH 40
E se estamos falando de Sonic, por que não falar do CRUSH 40? A banda surgiu em 1998 e atualmente é formado por Jun Senoue (Guitarrista e compositor da maior parte dos jogos do Sonic) e Johnny Gioeli (Vocalista, também atua no Axel Rudi Pell e Hardline). Tudo começou graças à música tema do jogo SONIC ADVENTURE, e desde então...
Não parou mais! Inicialmente chamado de SONS OF ANGELS, recebeu o nome definitivo em 2000 quando Jun optou pelo CRUSH 40 como o novo nome da banda. Em 2001 gravam "Live & Learn", musica tema do SONIC ADVENTURE 2. Com isso o CRUSH 40 passou a ser conhecido como a banda oficial do Sonic The Hedgehog.
Na discografia, 3 álbuns de estúdio (Thrill of the Feel, Crush 40 e Super Sonic Songs), um EP (Rise Again) e um álbum ao vivo (Crush 40 Live!) além de várias regravações como "Sonic Boom" (Tema da versão americana de Sonic CD). E agora, qual será o palpite de que banda cantará a abertura de SONIC LOST WORLD?
E outros artistas também colaboraram para a série Sonic.
* Dreams Come True (Trilha sonora de Sonic 1 & 2, além do tema "Sweet Sweet Sweet")
* Bowling for Soup (Endless Possibility)
* Zebrahead (His World)
* Keiko Utoku (Sonic CD)
* Hironobu Kageyama (Anime Sonic X)
* Cash Cash (Sonic Colors e Sonic Generations)
* Marlon Saunders (Unknown From M.E.)
* Ted Poley (da banda Danger Danger)
* Pastiche (Sonic CD - US)
* Richard Jaques (Sonic R e Generations)
* Amsterdan Session Orchestra (Na OST de Sonic Colors)
* Kenichi Tokoi (Sonic Riders)
* Donna De Lory (na música "My Destiny")
* Hunnid-P (em Sonic Adventure 2, nas fases do Knuckles e releitura de "Unknown From M.E.")
* Dred Foxx (Unknown From M.E.)
Bem, isso foi um post mais que especial para celebrar os 22 anos de Sonic The Hedegehog! Até o próximo update!
Fonte: WIKIPEDIA
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