Abert critica imposição de horários na TV aberta

SALVE PESSOAS!!!
Mais uma vez falamos sobre classificação indicativa. A Abert (Associação Brasileira de Emissora de Rádio e Televisão) emitiu nota ontem (13) criticando a vinculação das faixas etárias a horários de exibição de programas na TV aberta, mantida na nova portaria que regulamenta a classificação indicativa, publicada ontem pelo Ministério da Justiça. 

Na nota, a Abert diz que a portaria 368 "avança ao unificar a normatização das regras e critérios" da classificação indicativa, mas "questiona a imposição de horário, por entender que o Estado não pode tomar dos pais o direito de escolha e a responsabilidade na educação dos filhos". 

A nova portaria manteve o atual sistema de classificação indicativa, fundamentado em graus de sexo e nudez, violência e consumo de drogas. 

Na TV aberta, programas impróprios para menores de 12 anos não podem ser exibidos antes das 20h; shows classificados para maiores de 14 anos são proibidos antes das 21h; atrações inadequadas para menores de 16 não podem passar antes das 22h, e impróprias para menores de 18 anos só podem ser veiculadas depois das 23h. 

É isso que a Abert critica, porque as emissoras têm dificuldades principalmente para reprisar novelas na faixa vespertina e têm de se autocensurar nas tramas exibidas antes das 20h. A Abert sempre criticou a vinculação da classificação indicativa à horários. Tentou, inclusive, derrubá-la na Justiça. 


Comentários

Postagens mais visitadas