[ATUALIZADO] CENSURA! Globo proíbe sites de fazer cobertura do BBB na web!

SALVE PESSOAS!!
Mais noticias sobre o caso BBB: A 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro acatou o pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, proibindo o UOL e diversos sites de fazer a cobertura do “Big Brother Brasil”.

Segundo o portal UOL, a liminar profere a abstenção da “exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora”. Caso a decisão seja descumprida, resultará em multa pesada, diária de R$ 100.000,00. E como se não bastasse, o programa "Segunda Tela" também foi suspenso.

Tal decisão afeta a cobertura do “BBB14” feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa também deixam de ser atualizados, bem como perfis no Twitter e web-programas. O UOL também foi obrigado a retirar do ar a cobertura de 14 edições do reality. De acordo com o colunista Daniel Castro, o portal Terra também foi vetado na liminar.

O UOL afirma que em nenhum momento foi procurado pela justiça sobre o conteúdo da cobertura e tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão, que deve favorecer ainda mais a toda poderosa "Rede Globo de Televisão" e ferrar ainda mais os jornalistas, blogs e até programas de TV que falem sobre o BBB. É isso, pessoas!

[ATUALIZAÇÃO - 21/03/2014]
O UOL conseguiu suspender aliminar que o impedia de cobrir a 14ª edição do Big Brother Brasil. O portal postou um texto informando que, na tarde desta quinta-feira, 20, conseguiu o resultado em segunda instância, por um despacho assinado pela desembargadora Leila Albuquerque, da 18ª Câmara Civel.
Segundo o UOL, a decisão da Justiça foi tomada por considerar que a cobertura do portal nunca causou qualquer prejuízo à Rede Globo. Desde terça-feira, 18, o UOL havia retirado todo o arquivo relacionado à cobertura do reality. Na liminar, a Globo alegava que o UOL estava violando os direitos autorais da atração e explorando comercialmente o conteúdo do BBB.

Logo após noticiar a suspensão da liminar , o UOL já retomou normalmente a cobertura do reality show. Várias noticias a respeito dos acontecimentos do programa nesta quinta-feira, 20, já estão no ar. O portal aproveitou o episódio para acrescentar uma nova opção aos leitores. Como muitos usuários chageram a comemorar o fato de uma área dedicada ao reality ter sumido do portal, o UOL incluiu um dispositivo que permite retirar as informações da home se assim desejar o leitor. O Terra, que também é alvo do processo aberto pela Globo e Endemol (a proprietária do formato do Big Brother) retirou do ar todo o conteúdo relativo ao programa desde a noite de quarta-feira, 19. Assim como o UOL, o portal também avisou que irá recorrer da decisão.

Fonte: Almanaque da TV/Portal Almanaque

Comentários

Postagens mais visitadas