DÚVIDAS CABEÇA #28- Tapa-Buraco no SBT

SALVE PESSOAL!
Hoje tem mais um "Dúvidas Cabeça" que vai falar sobre uma das estratégias usadas pelo SBT enquanto não termina a novela da concorrente: exibir desenhos curtos.



Aqui está um dos milhares e famosos "Tapa-Buracos" utilizados pelo SBT entre os anos 1980 e 1990. O SBT, com grandiosa ousadia, sempre aguardava o término da novela das 8 na Globo (nesta época, "Meu Bem, Meu Mal"), utilizando os mais variados desenhos animados (como Tom & Jerry, Pantera Cor-de-Rosa e, nesta ocasião, Pica-Pau) para, literalmente, preencher estes espaços conhecidos como "Tapa-Buracos", que se tornaram emblemáticos na emissora. Esta jogada sempre obteve bons resultados ao SBT. Porém, neste exato caso de 1990, as duas grandes emissoras também sofriam com o estrondoso sucesso da novela "Pantanal" no horário, pela extinta Manchete. Mas vale a pena recordar! Veja esta transição de atrações noturnas do SBT de forma completa neste vídeo, exibido pelo SBT/SP em 26 de novembro de 1990. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N7tCpXJa9rw)

O SBT utilizava desse recurso, principalmente, durante a exibição de "Pássaros Feridos", quando a emissora de Silvio Santos exibia desenhos como "Tom e Jerry" e "Pica-Pau" enquanto a Globo exibia "Roque Santeiro". Em 2006, o desenho "Pernalonga" foi exibido como tapa-buraco por causa dos problemas de direitos autorais na novela "As Pupilas do Senhor Reitor", e no ano seguinte, quando o SBT estava indo mal de audiência, a emissora ocupou parte do horário (inclusive à tarde) com episódios de "Tom e Jerry" e "A Escolinha do Golias", irritando os telespectadores. Agora, "Caso Encerrado" serviu apenas como tapa-buraco já que o programa foi o maior erro do SBT em 2014.

Não percam o próximo "Dúvidas Cabeça" em abril!

Postagens mais visitadas