Conheça a carreira solo de Atsuko Maeda

Você provavelmente já ouviu falar de Maeda Atsuko, e também sobre o AKB48, o idol group japonês com o qual ela chegou à fama. A escalação dispersa do grupo tem mudado repetidamente ao longo dos anos, mas Maeda esteve lá desde o início, quando passou por um teste em 2005 com a idade de 14 anos, antes da estreia do grupo.

Ela rapidamente se tornou um de seus membros mais populares, aprendendo em suas obrigações a cantar dezenas de singles e regularmente ficando no topo das 'eleições' feitas pelos fãs. Sua 'graduação' do grupo em março de 2012, aos 20 anos, tornou-se notícia de primeira página no Japão.


Assistindo à sua apresentação solo no festival Rock in Japan deste ano, era óbvio que Maeda mudou. Ela não é mais um ídolo, mas uma cantora talentosa, e apresenta um conjunto de músicas pop quentes e evoluídas com um surpreendente punhado de sentimento nelas. No palco e fora dele, ela tem um charme fácil, e sua personalidade genial é um lembrete do porque ela ter conquistado tantos fãs.

'Eu acho que, apesar de minhas músicas serem muito alegres, têm uma espécie de sentimento de frescor sobre elas', ela conta à MTV Iggy em um simples vestiário do festival após o show. Ela cita Taylor Swift como sua artista favorita, e parece sentir afinidade por ela. 'Sua música é muito franca e em tamanho real, diz Maeda, 'Eu gosto de suas letras e a forma como ela se apresenta ao vivo. Ela parece estar muito próxima de seus fãs'.

Estar perto dos fãs é algo que Maeda conhece bem. Um dos fatores-chave para o sucesso do AKB48 são os eventos de saudação regulares do grupo, onde os fãs podem trocar um bilhete que vem junto do mais recente CD do grupo pela chance de conhecer seus ídolos. Isso mantém as vendas de CDs em alta, é claro, mas também promovem uma sensação de pertencimento mútuo, e essa experiência, sem dúvida, preparou Maeda para sua carreira solo.

'Eu conheci vários fãs nos eventos de aperto de mãos e tive muitas oportunidades para conversar com as pessoas, aprendendo muito com isso', diz ela. 'Eu também tive muitas oportunidades para me apresentar na frente das pessoas, e isso me ensinou que não há nenhuma razão para ter medo nessas situações. Devo muito ao AKB48 por isso'.

Embora Maeda já tenha lançado quatro singles solo (os quais atingiram o Top 5 no Japão) e apresentado concertos notórios, a música não é sua única busca. Ela também se tornou uma atriz de sucesso, aparecendo em filmes, bem como em doramas de TV e até mesmo teatro. Seus papéis em filmes japoneses excêntricos como The Complex de Hideo Nakata, Tamako in Moratorium de Nobushiro Yamashita e Seventh Code de Kiyoshi Kurosawa têm rendido aplausos de críticos de cinema em casa e no exterior.

'Assim que entrei nesta indústria (da atuação) eu comecei a trabalhar com diretores maravilhosos, por isso estou ansiosa para experimentar tantas coisas quanto possível', diz ela. 'Acho que gasto muito mais tempo atuando, porque se leva muito tempo para fazer um filme, pelo menos em minha maneira de trabalhar. Mas me apresentar em festivais e concertos ao vivo é uma maneira de me aproximar das pessoas que me apoiam, e acho que isso é importante'.

Embora ambas sejam facetas da apresentação, cantar e atuar podem parecer polos opostos. Enquanto a música é sobre paixão e imediatismo, atuar requer uma abordagem mais estudada. E Maeda ainda explica que ambos os ofícios permitem que ela desfrute seu desejo pela pieguice teatral.

'Com a música, é normal mostrar uma pequena variação de si mesmo, dependendo da música que você está cantando, mas ao invés de me apresentar como uma versão em tamanho natural de mim mesmo, é divertido trabalhar com outras pessoas para apresentar algo diferente', diz ela. 'Quando estou atuando ou cantando, quero ser vista como alguém diferente de mim mesmo'.

E, de fato, a imagem de Maeda mudou desde que ela era aquela menina cute de 14 anos de idade no palco do distrito de Akihabara, em Tóquio. A música do AKB48 é melosa e estridente, e é acompanhada por coreografias caóticas que tentam desesperadamente domar o movimento de dezenas de jovens garotas que estão aprendendo juntas no palco. A Maeda Atsuko que vemos na tela ou no palco hoje é uma mulher adulta, com todos os seus 23 anos, dona de um talento óbvio para atuar e se agradar no palco sem precisar se esforçar. Sua escolha de repertório, tanto na música como no cinema, sinaliza uma mudança deliberada de direção.

'Eu tenho certeza que isso, em parte, tem a ver simplesmente pelo fato de estar ficando mais velha', ela dá de ombros. 'Eu tinha 20 anos quando (desisti) do AKB48, e agora estou chegando aos meus 20 e poucos anos, então suponho que de certa maneira, buscava uma transição. Mas eu não quero fazer com que pareça ter crescido mais do que realmente fiz, em geral. Acho que é um bom período para tentar coisas novas. Na tela ou em peças, posso ir longe vestindo tanto um uniforme de trabalho quanto um uniforme escolar. É bom ser capaz de prosseguir, de qualquer modo'.

É difícil dizer exatamente quanto controle Maeda tem sobre sua carreira. É comum no Japão para o 'tarento' --termo utilizado para descrever alguém que trabalha em diversas áreas da indústria do entretenimento-- seguir obedientemente o caminho traçado por sua agência, e quando questionada sobre seus objetivos, Maeda diz: 'Eu nunca pensei em escolher pessoalmente'.

Dito isso, sua ética de trabalho é inquestionável, e tem sido amplamente divulgado no Japão que a razão pela qual ela deixou o AKB48 foi a de querer seguir uma carreira como atriz --uma ambição que ela está conseguindo com mérito--.

Quando questionada sobre sua definição de sucesso, ela responde: 'É uma luta pessoal, de verdade. Sucesso absoluto seria deixar alguma coisa (pela qual possa seja lembrada). Para ser louvada, para ser aceita somente. Talvez isso seja a verdadeira força, o verdadeiro sucesso'.

Ela diz que sua carreira solo trouxe a liberdade da inerente rivalidade das eleições em grupo, das regras estritas, da coreografia para se aprender e executar, e que ela tem mais tempo para si mesma agora. Mas ela também sente falta da camaradagem e de se apresentar como parte de um grande grupo.

'Às vezes me sinto um pouco solitária no palco', ela admite. 'Mas as performances sempre envolvem o trabalho com outras pessoas, e uma vez que eu esteja sozinha, realmente interajo com mais pessoas, então fiz um monte de novas amizades também'.

'Eu assisto aos concertos (do AKB48). Não tenho nada além de boas recordações do AKB48. A maior lembrança que tenho é de meu concerto de formatura no Tokyo Dome (em agosto de 2012). Logo no início eles me deixaram cantar uma música solo, e eu me lembro da coisa toda com clareza, do início ao fim. Eu ainda me lembro de como me senti naquele dia, me preparando nos bastidores e assim por diante. Ao invés de me sentir triste, acho que estava muito nervosa. Fiquei feliz por ser capaz de realizar um concerto de formatura'.

Maeda parece ser realista quando se trata de suas chances de sucesso no exterior. Ela diz que a ideia de um concerto fora do Japão parece ser uma possibilidade distante, como se descartasse o conceito completamente. Quanto questionada se gostaria de aparecer em um filme de Hollywood algum dia, ela observa a tendência recente de filmes norte americanos sendo filmados no Japão --'Godzilla', '47 Ronin', 'The Wolverine'-- e diz que aspira aparecer em um desses.

'Eu não falo inglês', diz ela, explicando porque Hollywood é um destino improvável. 'Mas adoraria visitar um set de filmagem por lá, porque tenho certeza de que eles funcionam de forma muito diferente (do que no Japão). Eu adoraria ir a um estúdio de cinema e apenas assistir'.

Quanto à música, Maeda ainda tem que lançar um álbum, e isso é algo que ela espera resolver em um futuro próximo. Seu conjunto de sete músicas no Rock in Japan incluem os singles 'Time Machine Nante Iranai' ('Eu Não Preciso de Uma Máquina do Tempo'), 'Kimi Wa Boku Da' ('Você Sou Eu') e 'Seventh Chord' ('Sétimo Acorde') bem como diversos B-sides, apoiados por músicos veteranos peso-pesado de bandas como The Hiatus, Great3, The Groovers e Grapevine.

'Agora estou colocando para fora algo como dois singles por ano, mas eu tenho um monte de músicas boas, então eu gostaria de fazer um miniálbum em breve', diz ela. 'Talvez no próximo ano. Eu penso nisso --pouco a pouco--'.

Fonte: OMG! AKB48

Comentários

Postagens mais visitadas