DUVIDAS CABEÇA #35 - A História do Super Sentai

Salve pessoal da quebrada! Este é o 35º episódio do "DÚVIDAS CABEÇA", e hoje vamos falar sobre uma das franquias mais famosas do Japão e do Mundo, os Super Sentais. Criado em 1975 pelo Shōtaro Ishinomori, a franquia começou há 40 anos quando estreou a primeira série que é "Himitsu Sentai Goranger", que também foi a mais duradoura de todas, com 84 episódios. Em 1977 veio a segunda série, "JAQK Dengekitai" que não teve a mesma sorte e terminou com apenas 34 episódios. Após um ano de pausa, a franquia retornou em 1979 com a estreia de "Battle Fever J" e desde então, todo ano estreava uma nova série. A tradição começava aí, e foi em "Battle Fever J" que surgiu o termo Super Sentai porque foi nesta 3ª série que foi introduzido o "Robö Gigante", por influência de uma outra série exibida na época, "Spider-Man". A partir daí, as séries Sentai foram acompanhando a evolução da TV Japonesa, adaptando-se à transmissão em HD anos mais tarde.


O QUE È SUPER SENTAI?
é uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público adulto e infanto-juvenil produzida pela Toei Company, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra.

O termo japonês sentai, de origem militar, significa "esquadrão" e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 "sen" (guerra) e 隊 "tai" (grupo). As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da franquia Kamen Rider e das séries Cyborg 009 e Kikaider, entre outras.

A partir da terceira série, Battle Fever J, de 1979, Ishinomori abandona o projeto. Battle Fever J também marca a primeira vez em que o termo Super Sentai foi utilizado, pelo fato de o grupo possuir um robô gigante, elemento sempre presente nas futuras séries. A partir da quarta série, Denshi Sentai Denziman, os uniformes passaram a ser padronizados, ou seja, todos os integrantes possuíam roupas com os mesmo detalhes e ornamentos, mudando-se apenas as cores e um ou outro detalhe.


Em 1993, usando material de Kyouryuu Sentai Zyuranger, a produtora americana Saban lançou a série Mighty Morphin Power Rangers, uma adaptação das séries Super Sentai para o público americano. Com o sucesso de Power Rangers, a série gerou uma franquia que se mantém até os dias atuais. A história segue entre os anos 2002 e 2010, produzido pela Disney, em 2009, foi anunciado que a série então exibida no Japão, Shinkenger, não seria adaptada como uma nova série de Power Rangers. Isso se deve ao fato de a Disney ter "remasterizado" os episódios da primeira temporada, Mighty Morphin Power Rangers (foram realizados apenas 32 dos 60 episódios), e optado por exibi-los ao invés de adaptar novas séries Super Sentai, provavelmente devido ao elevado custo de produção. Em maio de 2010, a Saban recuperou os direitos da marca Power Rangers, e voltou a ser exibido na Nickelodeon nos Estados Unidos em 7 de fevereiro de 2011, reabrindo a franquia ocidental com Power Rangers: Samurai.

A partir de Battle Fever J, todas as Super Sentai passam a possuir robôs. Ao longo dos anos, os robôs e os mechas passam a ser gerados por efeitos de computação gráfica (CGI), ganhando formas computadorizadas, começando com algumas cenas de Ohranger (com os Blocker Robos) até Gaoranger, quando os mechas ficaram completamente gerados por computador. Em Denziman, deu-se a primeira transformação de um mecha em robô (Denji Fighter/Daidenjin), o que durou até 1983 (com exceção de Sun Vulcan e Bioman, em que havia dois mechas que formavam um único robô). Em Flashman, surgiu o segundo robô (Titan Jr/Grand Titan), que auxiliava o primeiro. Em Maskman, outra novidade: existiam mechas para cada membro da equipe (que formavam o robô principal da equipe) Em Jetman, surge um terceiro robô; em Zyuranger, um quarto e um quinto, e até hoje há varias formações de robôs e mechas. Em Go-Busters, um acerto da produção foi filmar cenas dos mechas em externas, ao invés de estúdio, o que dá um certo “realismo” que até em Gokaiger não se via.

A partir de Dekaranger, no último episódio de cada série (após os créditos finais) surge uma pequena cena (durante o anúncio dos patrocinadores) em que o líder da equipe (no caso, a série que termina) passa o bastão simbolicamente para o líder da próxima equipe (no caso, a série que estreia na semana seguinte), geralmente em um fundo preto com iluminação em vermelho. Desde então, a tradição se repete todos os anos no final de cada série da franquia Super Sentai.

Muitas séries da franquia Super Sentai foram importadas e dubladas em outros países, atingindo grande sucesso em alguns deles. No Brasil, Changeman, junto com Jaspion, obteve tamanho sucesso que abriu as portas para a importação e exibição de novas séries, como Flashman (trazida pela Everest Vídeo), Goggle V (importada pela italiana Oro Filmes) e Maskman (pela Top Tape). Há rumores de que havia planos de se trazer as séries Dynaman, Bioman, Liveman e Turboranger para o país, mas nada se concretizou em face do desgaste do gênero ocorrido ao longo dos anos.


Recentemente, a empresa Focus Filmes, que vem investindo no gênero tokusatsu no mercado de DVDs, lançou as séries Changeman e Flashman completas em dois boxes, em 2009 e no biênio 2010-2011, respectivamente. Na França, a exibição da série Bioman nos anos 80 pelo empreendedor Haim Saban (que mais tarde levaria as séries para os Estados Unidos na forma da adaptação dos Power Rangers) fez tanto sucesso que as séries exibidas subsequentemente naquele país, Maskman e Liveman, foram chamados, respectivamente, de Bioman 2 e Bioman 3, numa jogada de marketing semelhante a usada no Brasil, onde a série Spielvan foi chamada de Jaspion 2. Também foram exibidos Turboranger, Flashman, Jetman e Fiveman.


Ainda na Europa, Liveman (exibido com o título de "Bioman"), Turboranger e Jetman(este ultimo, exibido pelo canal regional ETB, dublado na lingua Euskera.) foram exibidos na Espanha; Portugal viu a exibição de Turboranger e Jetman, e a TV italiana exibiu Denziman e Goggle V. Nos anos 80, Bioman, Maskman e Goranger se tornaram muito populares nas Filipinas. No estado americano do Havaí, algumas séries Super Sentai já tinham sido exibidas desde os anos 70, devido em grande parte ao sucesso de Kamen Rider V3 e Kikaider anteriormente.

Nos Estados Unidos, Goranger foi exibido em Sacramento e São Francisco por um breve período de tempo. Alguns anos mais tarde, alguns episódios de Dynaman foram dublados em inglês e exibidos de forma parodiada no show Night Flight do canal USA Network Television em 1987.


Em 2012, para comemorar 35 anos da franquia Super Sentai, a Toei Company resolveu produzir uma especie de Super Sentai alternativo que seria destinado a adolescentes e adultos, onde no mesmo se usaria sátira para relembrar trechos dos antigos Super Sentai. Esse é o Esquadrão Não-Oficial Akibaranger que conta a historia de Nobuo Akagi, onde ele se torna um super herói da noite pro dia somente em suas ilusões. Como a série apresenta algum conteúdo adulto, era exibido na madrugada. Pelo fato de não ser uma produção oficial possuiu cerca de 13 episódios. A série surpreendeu a todos em relação a audiência, conseguindo superar ate o Sentai oficial de 2012, e devido a repercussão de Hikounin Sentai foi anunciado uma segunda temporada durante um evento de Super Sentai no Japão, no mesmo ano. Ao todo, Akibaranger durou 26 episódios divididos em duas temporadas, mas recentemente, foi anunciado no facebook do diretor da serie Ryuta Tasaki que a TOEI e ele estariam interessados na produção de uma Terceira Temporada em 2015 , e com isso a entrada de um 4º Membro , que na verdade estaria previsto para a versão de 2013, porém devido a orçamento a equipe de pre-produção preferir deixar três membros e atualizar um Power up para os personagens.

Fonte: WIKIPEDIA

Esperamos que tenham gostado de mais um DÚVIDAS CABEÇA. Não percam o próximo episódio!
Tenham um ótimo feriado e segunda-feira eu trago a MV de SKILL 2015 aqui no LSH. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas