O Legado Sonic

Salve pessoal! Vamos analisar hoje os frutos de um trabalho bem feito.

Quando o primeiro jogo idealizado por Yuji Naka e seus parceiros da Sonic Team começou a tomar forma, será que eles pensaram em tudo que surgiria a partir daquele 23 de Junho de 1991?



O dia que marcou o lançamento de Sonic the Hedgehog para Mega Drive foi muito mais que o surgimento do jogo que mostraria a capacidade do console de 16 bits da Sega para o mundo. Nascia ali um legado que até hoje une milhões de pessoas em torno de um único ideal: Amar o carismático personagem criado por eles.

Os números da fanbase de Sonic são imensuráveis. Vai muito além de chegar em alguém e perguntar: “Você é fã de Sonic?”. Fazer essa pergunta chega a soar superficial. Arrisco a dizer que nenhuma outra série dê tantos motivos para uma pessoa ser fã dela. Falar de jogos de videogame é muito fácil, virão milhões endeusarem Mario, louvar ao Link, creditar os tantos personagens de Final Fantasy ou até as aventuras de Solid Snake. Mas Sonic é muito mais que um jogo de videgame.

Você pode ser fã de Sonic porque cresceu jogando os jogos do Mega Drive e dos demais consoles da Sega. Você pode ser fã por ter se aventurado na era moderna da geração 128 Bits. Mas você também pode ser fã por conta das divertidas histórias dos cartoons americanos do ouriço. Pode ser fã pelas emocionantes aventuras dos Freedom Fighters das revistinhas da Archie. Pode ser fã por ter se emocionado com as histórias de Sonic X. E pode ter se tornado fã por conta da influência de tantos outros fãs.
Muitos são os caminhos que te levaram à série Sonic. Mas nessa longa jornada que ano que vem completa 25 anos, Sonic também abriu caminhos. Caminhos esses que levaram à grandes amizades, a promissores carreiras, e no que parece um milagre divino, o surgimento de famílias, além de tantos outros motivos, tantas outras histórias para se contar.

Nos primórdios havia muita dificuldade para se encontrar fãs de Sonic. Graças à publicações da época, foram nascendo os primeiros fã-clubes, que mais tarde evoluíram para comunicação via salas de bate-papo online. Para dali surgirem os primeiros sites dedicados à série Sonic. As pessoas por trás de toda essa estruturação seguem conosco até hoje, e são exemplo para todos nós que assim como eles pretendemos prosseguir com esse legado.

Desses sites surgiram fóruns. Desses fóruns surgiram amizades para toda uma vida. Em função da ascensão das grandes redes sociais, praticamente todos os fóruns específicos minguaram, mas quantos desses amigos seguem em contato? São muitos, o laço que nos une está marcado para toda eternidade. Laços esses que podem ser representados no simples gesto de carinho, da comunicação do cotidiano, na programação para realizar atividades juntos, na grande união de uma grande comunidade acolhedora que é capaz de se considerar uma verdadeira família.

Nenhum fórum na fanbase brasileira representou tão bem esse ambiente familiar quanto o Portal Sonic, e suas inúmeras atividades coletivas que uniam pessoas que se consideravam verdadeiros irmãos. Nunca me esquecerei do dia em que perdemos um dos nossos, onde em infeliz acidente levou um dos mais queridos membros do Portal, e o impacto foi tamanho a ponto de ter sido tomada a decisão de se fechar o fórum em luto por 3 dias. Eu não conhecia muito bem àquela pessoa, porque entrei no fórum já tarde eu diria, mas vendo a reação de todos estava evidente que aquela comunidade tinha um algo a mais. O Portal foi para mim a inspiração que eu precisava, lá eu descobri o meu papel, a minha importância nesse mundo.
Um personagem simples, fácil de se reproduzir. Quantos não foram os artistas que surgiram desenhando o nosso amado ouriço? Sites como Deviantart estão lotados de desenhos inspirados em Sonic e seus amigos. Começaram simples, apenas desenhando os personagens, até chegarem ao ponto de criar os seus próprios personagens de Sonic, mas outros foram além, e tiveram no azulão a catapulta para a criação de suas próprias séries, histórias e aventuras

Designer de games, esportistas, cientistas. Quantas carreiras são inspiradoras através de seus personagens! Quantos quiseram seguir os passos de Tails e construírem as mais incríveis invenções? Sou um desses e pretendo idealizar as minhas próprias engenhocas um dia. Afinal, o menino-raposa é o meu grande herói.

Sonic também sempre foi um companheiro fiel de muitas pessoas em momentos de dificuldade. Muitos foram aqueles que se agarraram ao azulão para superar perdas pessoais. Tem no ouriço um amigo fiel com o qual podem contar sempre para lhes ensinar valiosas lições de amizade e de força. Sabemos que, assim como Sonic, nós nunca devemos desistir de nada nessa vida.

E os tantos anos que conduzem, muitas pessoas cresceram acompanhando o azulão. Os frutos já surgem, e vemos filhos de fãs se tornando tão fãs quanto, vemos casais sendo formados porque se conheceram graças à série Sonic. Famílias inteiras estão surgindo tendo a bênção do ouriço em seus caminhos.
Desejo de coração acompanhar o surgimento de cadas vez mais novos fãs. As nossas crianças precisam de bons heróis, e com certeza tem em Sonic um bom herói para o qual se espelharem. O herói que protege a natureza das garras do Dr. Eggman. O lutador que ama a liberdade e abre os caminhos para todos nós. Diria eu que Sonic é mais que um simples personagem. É quase como um ser sagrado. Obrigado por tudo, querido amigo.

Fonte: PLANETA SONIC

Comentários

Postagens mais visitadas