UM POUCO SOBRE: Choushinsei Flashman

'Um certo dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do universo. E após 20 anos..."

Salve pessoal! Hoje o "UM POUCO SOBRE" vai falar sobre uma das séries japonesas que passou no Brasil e seguiu o sucesso feito por Jaspion e Changeman. O tema de hoje é o "Comando Estelar Flashman", 10ª série da franquia Super Sentai, e que foi ao ar pela TV Asahi entre 01/03/1986 e 21/02/1987. Ela inovou ao introduzir um segundo robô na série, e também por ser a primeira série da franquia a ter um encerramento especial para o último episódio. E a trilha sonora foi assinada por Kouhei Tanaka, que não por acaso, é o autor das trilhas do consagrado e glorioso anime One Piece.
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS



A SÉRIE
Flashman é a 10ª série da franquia Super Sentai. Conta a história de cinco crianças raptadas por caçadores espaciais. No entanto, essas crianças acabaram sendo levadas para o "Sistema Flash", cada um em seu planeta, e lá eles treinaram durante 20 anos. Essas cinco crianças são o Jin (Red Flash), Dan (Green Flash, não confunda com o single do AKB48), Gô/Bun (Blue Flash), Sara Tokimura (Yellow Flash) e Lou (Pink Flash), que se encontram vinte anos depois, em 1986, após receber um alerta de invasão ao planeta Terra. Esse alerta, é sobre a chegada do Cruzador Imperial Mess, que acaba de chegar a Terra com o objetivo de criar novas mutações genéticas. Os Flashman se reunem no Planeta Flash e de lá seguem para a Terra onde eles resolvem se vingar de Mess, que agora pretende atacar todos os habitantes do planeta.

Ao chegarem na Terra, os cinco jovens iniciam uma batalha contra Mess, lideradas pelo Monarca La Deus. Junto com La Deus e Keflen, outors assistentes darão trabalho para os Flashman. Ao longo da série, é possível saber que Sara é a filha legítima de Doutor Tokimura (no episodio 09), que falhou ao testar o protótipo de uma "Máquina do Tempo". Também tem alguns episódios divertidos, como o episódio 05, em que as garotas encontram o policial Hiroshi Tachibana, e o 24 em que Go enfrenta novamente The Sconder, aquele que causou dano em Flash King.


O FINAL
Conforme o final da série se aproxima, é revelado que os Flashman estavam sob o efeito do "Fenômeno Antiflash", em que a pessoa só pode ficar 1 ano na terra depois que a mesma deixa o Planeta Flash. Jin e os outros descobrem que eles tem apenas pouco tempo de vida na Terra, e com isso eles correm contra o tempo para derrotar definitivamente o Cruzador Imperial Mess, e salvar o Doutor Tokimura. Na batalha final, enfrentam The Demos e o Flash King é gravemente danificado, restando apenas o Titan Jr para eliminar o monstro. Em seguida, vão até o Cruzador Imperial e encontram o Doutor Keflen, que faz uma proposta irrecusável aos Flashman, que não aceitam a proposta. Todos ficam em silêncio alguns momentos, até que Yellow Flash, aquele que parece ter muito a perder, tendo descoberto a sua verdadeira família (que é, nesse exato momento, procurando por ela de fora, gritando o seu nome), destrói a synthesizer com sua Prism Shooter, declarando que foi através dele que Mess desejou arruinar a Terra e que eles não se rebaixassem ao seu nível, mesmo que apenas siga os desejos dos seus corações.


Em seu último suspiro, Keflen os amaldiçoa e faz com que a nave seja auto-destruída. O Flashman conseguem fugir por pouco da destruição, mas eles só têm cinco minutos de vida restantes. A dor é muito dolorosa para que eles sequer se movam, mas o Condor Star, pilotado por Mag, chega bem na hora para buscá-las. Sara, muito triste, despede-se de sua família, assim como os Flashman são enviados até a StarCondor, apenas segundos antes de seu limite de tempo se esgote. Os Tokimuras só chegam a tempo de ver a StarCondor voando para o espaço, e se despedir dela. Sara olha triste como o planeta Terra é deixado para trás, mas ela se compromete a retornar à Terra e se reunir com sua família algum dia. Jin continua a dizer que todos eles vão voltar juntos, aplaudindo toda a gente. Com a StarCondor rumando de volta ao planeta Flash, os Flashman, colocados em animação suspensa, lembram os bons tempos e aventuras que viveram este último ano.



O final da série é um dos mais emocionantes na história dos "Super Sentai". Uma referencia a cena da partida dos Flashman ao Planeta Flash aparece na última cena do último episódio de Kaizoku Sentai Gokaiger (2011/2012).

PERSONAGENS
FLASHMAN

Jin/Red Flash (ジン/レッドフラッシュ, Jin/Reddo Furasshu) 23 anos. Nascido no dia 22 de novembro de 1963, é o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligência avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Jin ganhou uma cicatriz nesse evento. Suas armas são a Prism Seiken (Sword Laser, na versão brasileira) e o canhão Red Vulcan. Seus ataques são o Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.


Dan/Green Flash (ダイ/グリーンフラッシュ, Dai/Gurīn Furasshu?) 22 anos. Foi criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador. Apesar de seu aspecto de durão, Dan é o mais sentimental dos Flashman. Seu cabelo lembra um pouco um visual indígena. Usa uma camiseta regata durante toda a série, exibindo os pêlos das axilas. Suas armas são o Prism Kaiser (Glass Laser, na versão brasileira), Knuckle Guards (socos ingleses que usou em poucos episódios, sem tradução para o português) e o canhão Green Vulcan. Seus ataques são a Tempestade Cósmica e o Super Punho.


Go/Blue Flash (ブン/ブルーフラッシュ, Bun/Burū Furasshu?) 20 anos, é o mais jovem da equipe. Foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água. Sempre provocando humor e tem o hábito de chamar Mag de Gordinha. Suas armas são o Prism Ball (Laser Ball, na versão brasileira), Star Darts (Estrela-Projétil, versão brasileira) e o canhão Blue Vulcan. Seus ataques são Bola Furacão e Super Furacão. 


Sara Tokimura/Yellow Flash (サラ/イエローフラッシュ, Sara/Ierō Furasshu?) 20 anos, foi criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. Durante as lutas, costuma lançar projéteis em forma de bola contra os inimigos. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais. Suas armas são os Prism Batons (Freeze Laser/Bastão Laser, na versão brasileira), Bola Projétil e o canhão Yellow Vulcan. Seus ataques são o Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro.


Lu/Pink Flash (ルー/ピンクフラッシュ, Rū/Pinku Furasshu?) 20 anos, foi criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são os Prism Boots (Shoes Laser, na versão brasileira), Coração Projétil e o canhão Pink Vulcan. Seus ataques são o Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Terremoto e Raio Gravitacional.

CRUZADOR IMPERIAL MESS

Monarca La Deus: Líder do Cruzador Imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. Kaura e seu companheiro conseguem invadir o Cruzador Imperial e o destroem. Daí, Keflen descobre que ele é um monstro guerreiro. Mas consegue se regenerar e no final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.

Doutor Keflen: Cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.

Wandar (ep. 01-47): Comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandalo (Wondella no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos. Diferente de sua colega Nefer, Wandar ataca de forma mais direta e sem planejamento, e, apesar de seu status, é um tanto atrapalhado e cômico. Em sua última luta, ataca Red Flash sem se preocupar com o fato de estar esgotando suas últimas forças, até que, já completamente em farrapos, seu corpo entra em colapso e explode. 

Nefer (Ley Nefel no original): Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar. E diferente dele, Nefer ataca de forma mais traiçoeira e menos direta, preferindo pegar os inimigos quando estão despreparados. Considera-se filha do doutor Keflen e, no último capítulo, morre para defendê-lo, colocando-se na frente dele quando Red Flash ia golpeá-lo com sua espada.

Urk (ep. 01-45): Assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-lobo. Morre ao sacrificar a própria vida no episódio 45, sendo absorvida pelo Monstro Guerreiro Kirtoz (Kirt transformada em monstro guerreiro).

Kirt (ep. 01-45): Tal como Urk é assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-gato. Foi transformada no Monstro Guerreiro Kirtoz e destruída em combate no episódio 45.

Gals (ep. 01-28): Também é um comandante de campo, mas muito menos ativo que seus colegas. De pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Flashking.

Kaura (ep. 15-49): Junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transforma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Guitan. Mortalmente ferido em combate contra Red Flash, usa suas últimas forças para um ataque kamikaze ao Cruzador Imperial Mess. 

Galdan (ep. 43-48): É o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é capturado por Nefer e transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen. e destruído pelos Flashman.

Siberia (ep.40): responsável pelos serviços secretos de Mess, ela só aparece em 1 episódio. É um cyborg e aparentemente foi criada por Kaura, pois uma cena de flashback a mostra junto com ele na infância. Siberia não trabalha junto com os outros membros de Mess e só se dirige diretamente ao próprio La Deus. Pacifista, ela trai Mess e salva Din de um ataque. Depois, sacrifica sua própria vida, explodindo as partes mecânicas de seu corpo para destruir um mecanismo de Mess que pretendia criar milhões de monstros guerreiros de uma vez só.

Medusan (Kuragen no original, 02-50): Criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressuscitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes, com o seu poder transferido para o monstro ele ficava fraco e seu tamanho diminuia já que quando ele aparece para ressuscitar algum monstro ele é gigante. No último capítulo, fundiu-se com os restos mortais de La Deus, formando o monstro Demos.

Caçadores Espaciais: grupo de caçadores liderados por Kaura são: Baura, Kerao, Hag e Hou. Kerao, ao tentar salvar Go, é devorado pelo monstro Za Guitan. Keflen resolve usar os outros para criar o primeiro monstro guerreiro zeus. Também há um caçador que aparece no episódio 03 raptando um bebê. Suas biomoléculas são usadas para evoluir o monstro Za Zaimoz.

Zolos: soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os mecha clones de Bioman, os soldados Hidler de Changeman, os Anglar de Maskman e os Jimmers de Liveman não conseguem falar.

Monstros Guerreiros (Juu Senshi): são monstros de vários tipos (híbridos da terra, alienígenas ou animais mutantes) criados por Keflen através de seu Sintetizador Biomolecular ("Idenshi Shinsesaizaa", que lembra um órgão musical), capaz de criar os mutantes mais perversos e poderosos do universo. Diferentes dos monstros espaciais de Changeman, os monstros guerreiros nunca falavam e pareciam ser apenas programados para obedecer às ordens de Mess. Mais tarde Keflen conseguiu criar monstros usando as moléculas do Monarca La Deus que tinham uma força superior à do próprio La Deus. Quando eram derrotados pelos Flashman, eram trazidos de volta à vida por Medusan e ficavam com mais de 30 metros de altura, mas os Flashman com suas super máquinas os derrotavam de forma definitiva.

Za Sconder (Za Zukonda no original, 15-16 e 24) : Este é o monstro trazido por Kaura e seus Caçadores Espaciais em sua primeira aparição. Este monstro lutou em dois corpos e destruiu o Flash King através de um ataque suicida. Sua segunda aparição foi quando trancou Sara em uma cápsula pequena. Foi morto por ser encolhido, selado em uma cápsula pequena e comido vivo por um peixe. Mas ainda retorna pela terceira e última vez em forma de fantasma se apoderando do corpo de Gals. Mesmo assim, foi destruido pelos Flashman.


CURIOSIDADES
O ator Kazuhisa Hirose foi cotado para o papel de Din / Red Flash. Mas acabou ganhando o papel do grande vilão Wandar.

No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Yoko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.

No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate/Change Grifon em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.

No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Kaizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa, amigo de Dan.

No episódio 43, em que as crianças fãs de ficção científica, salvam o caçador espacial Kerao, há cartazes na parede fazendo referências aos filmes americanos E.T, o Extraterrestre (1982) e Cocoon (1985).


Yoko Nakamura interpretou Aira, a garota do Arco Íris em Changeman.

Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Tranza. Também fez um vilão em Dairanger, Jin Matoba. Fora outras participações em Changerion e Kamen Rider Agito.

Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô: Titan Júnior (Titan Boy, no Japão). Que também é o primeiro robô Super Sentai a não utilizar uma espada em seu golpe fatal.

Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Kamen Rider Black. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado pelo já mencionado Kazuhisa Hirose.Yasuhiro Ishiwata(Go/Blue Flash)aparece no episódio 23 de "Jetman" como um dos guerreiros da Dimensão Invertida. Miyuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, e nos episodios 39 e 40 de Jetman. Jouji Nakata (Kaura) interpretou um militar que trabalhava para os Gorgom. Esse mesmo ator interpretou o antigo treinador de Daiki Nishio em Solbrain. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37 de Kamen Rider Black e no episódio 10 de Solbrain. Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino. Uma das filhas do Dr. Tokimura, Kaori (Megumi Kyotou) participou do episódio 5 de Kamen Rider Black como uma amiga de colégio de Kyoko.


De acordo com a matéria sobre o designer de monstros Yutaka Izubuchi feita pela Revista Gyodai Nº1, o design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.

Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, Baki em Naruto, Giroro em Keroro Gunsou, dentre outros.


Sayoko Hagiwara (Nefer) interpretou Rei Tachibana/Dyna Pink no seriado Dynaman (1983), ao lado de Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion, Kazenin Storm em Jiraya, Kanpei Kuroda/Goggle Black em Goggle Five, Dr. Hirose em Kamen Rider Blade), que interpretou na série o ninja Ryu Hoshikawa/Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).

No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda, e de Solbrain, dublado na Mastersound, aonde fez algumas pontas.


Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os Reds em Goggle V e Maskman. Mais tarde, ele se tornaria famoso pelo Hyoga de Cisne (Os Cavaleiros do Zodiaco).

Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Ézio Ramos (Galdan), Ricardo Medrado (Doutor Tokimura), Borges de Barros (Barak), Francisco Borges (narrador da série até o episódio 10), Carlos Alberto Amaral (narrador do episódio 11 até o final da série) e Muybo Cury (Kaura; falecimento mais recente).

Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, era locutor na Rádio Bandeirantes AM. Faleceu no dia 26 de dezembro de 2009.

Acreditava-se que Touta Tarumi (Jin) se casou com Sayoko Hagiwara (Nefer), mas essa informação é errônea. Na verdade ela (de acordo com informações tiradas de seu próprio blog) é casada com Masaru Tokita, que fez Kosaku Nangou/Dyna Yellow em Dynaman. O ator Akira Ishihama fez o papel do Policial Seiichi Yanagida em Jiban.

A série foi lançada em DVD no Japão em 2010. No final do mesmo ano, também teve seus 25 primeiros episódios lançados no Brasil, também em DVD, pelo Focus. Até o momento, o trabalho saiu melhor que os lançamentos Jiraiya e Changeman da mesma empresa, equiparando-se a Jaspion, o qual teve um cuidado esmero no lançamento.

O ator Kihachiro Uemura voltou a interpretar Dan no 35º Super Sentai, Kaizoku Sentai Gokaiger, no episódio 49, na qual ele (junto a outros quatro antigos membros de Sentai, entre os quais Hayate/ Change Griffon e Akira/ Blue Mask) entrega o poder supremo dos Flashman a Ahim de Famille/ Gokai Pink, a qual utiliza o poder no mesmo episódio.

A mesma teve sua cena adaptada em "Power Rangers: Super Megaforce", como forma de poderes extras. A segunda vez teve tomada própria da chave e outro com a fantasia do Green Flash.

Foi a primeira série da franquia dos Super Sentai a ter uma sequência especial de encerramento no episódio final. Na transmissão original do episódio "Adeus, Planeta Terra" (21/02/1987) pela TV Asahi, o episódio foi ao ar com encerramento diferente; em vez do enceramento normal (com a música "Fighting Pose, Flashman") antes da prévia da próxima série (no caso, Maskman), os créditos finais sobem na tela da mesma maneira que os créditos finais de um filme; isto foi seguido por uma prévia especial de uma nova série no lugar dos créditos finais e a prévia do primeiro episódio de Maskman, "A Bela Fugitiva". No entanto, a Toei não manteve o formato em exibições posteriores (além da exibição original na TV Asahi em 21/02/1987), editando os créditos (mantendo a duração exata dos créditos especiais) e mostrando o final padrão após a última cena do episódio final. No entanto, o "Final Especial" do episódio final iria se tornar um padrão em Sentai, com cada série a partir de Liveman (exceto Magiranger) com um "Final Especial" no último capítulo antes do trailer especial da próxima série Super Sentai que estréia na semana seguinte. O final especial para Flashman foi encontrado mais tarde pela Toei e adicionado como um extra no DVD. O episódio real ainda usa a versão de TV e nem inclui a prévia de Maskman; no entanto, a prévia para Maskman foi incluida em certas versões, antes dos créditos de abertura do primeiro episódio, "A Bela Fugitiva". A cena em que os Flashman retornam para o Planeta Flash a bordo do StarCondor foi mencionada na última cena do episódio final de Kaizoku Sentai Gokaiger.

OS MECHAS
Flash King: o primeiro robô da série, resultante da união Flash Cross dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destróem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitivamente na luta contra o monstro Demos.

Titan Jr.: segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash. É utilizado pelos Flashman somente para o combate corpo a corpo mas não possui poder para aplicar um golpe fatal.
Gran Titan: robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash. É ele que geralmente destrói os monstros combatidos pelo Titan Júnior. Seu golpe fatal é o Cosmo Flash (Titan Nova no original), um poderosíssimo raio cósmico disparado de seu peito. É o primeiro robô Super Sentai a não utilizar uma espada como golpe final.


Flashman é uma das séries que faz parte do pacote de Tokusatsus que entrará no catálogo da Netflix, ainda em 2015. Changeman, Jiraya, Jaspion e até o Kamen Rider Black estarão no pacote, mas segundo a Sato Company, deverá chegar ao serviço de streaming com a dublagem da Manchete, feita pelo extinto estúdio Álamo (ou com legendas em português).

A série teve 50 episódios exibidos entre 01/03/1986 e 21/02/1987 pela TV Asahi, e estreou no Brasil pela Rede Manchete em 1988. Também passou na Rede Record, CNT/Gazeta e RBTV. A série completa foi lançada em DVD pela Focus Filmes. As músicas de fundo foram compostas por Kouhei Tanaka, que também compôs as músicas de abertura e encerramento, interpretadas por Taku Kitahara. Tanaka compôs também as músicas de One Piece, assim como o tema "We Are", cantado por Hiroshi Kitadani (do JAM Project).

Pra quem ainda não viveu a época da Rede Manchete, vale a pena ver junto com o Changeman, pois esta série consegue colocar ação, aventura e um pouco de drama e emoção em uma longa jornada de aventuras.

Fonte: WIKIPEDIA

Postagens mais visitadas