DÚVIDAS CABEÇA #40 - Genocyber, o anime mais violento da TV!

Salve pessoal! Hoje, em mais um episódio do nosso "Dúvidas Cabeca", abordaremos o desenho mais violento da TV, que foi ao ar pela Manchete em 1996. Mas antes, vamos ao assunto primário deste post. Há algumas semanas, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a vinculação horária à Classificação Indicativa feita pelo Ministério da Justiça.



O fato, basicamente, libera as emissoras de TV aberta a exibirem programas de qualquer classificação, no horário que desejarem. Por exemplo: uma novela "não recomendada para menores de 14 anos" só poderia ser mostrada após às 21h com a medida antiga. Agora, pode-se em qualquer horário - apenas alardeando para o bom senso. Isso, para efeito de comparação, já está sendo aplicado com reprises de novelas, com a Record reprisando "Vidas em Jogo" à tarde com o selo de 14 anos.

O problema é que, nos anos 90, com o pedido de bom senso, extremos excessos foram cometidos pela TV brasileira.  E este que vamos falar hoje é um dos mais inacreditáveis.

Em 1996, a extinta Rede Manchete era a casa dos animes. O sucesso "Os Cavaleiros do Zodíaco" era o assunto da criançada, que via as animações em duas faixas: manhã e fim de tarde.  Além disso, outros desenhos japoneses históricos estrearam, como "Sailor Moon" e "Shurato".

Porém, naquele ano, o que realmente deu o que falar foi outro bloco. Sedenta por animes, a Manchete fechou um acordo com a distribuidora americana U.S Mangá Corps, e juntas criaram o bloco "U.S Mangá do Brasil", exibido todas as sextas, logo após "Cavaleiros", a partir das 18h45.

Nele, eram exibidos OVAs, sigla que significa Original Video Animation, que consiste em um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo, sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas.

Os OVAs, normalmente, têm duração igual ou um pouco maior que um episódio de TV de anime (25 minutos), mas nunca alcança o tempo de um longa-metragem.

O "U.S Mangá" estreou no fim de 1996, e começou sua trajetória com "M.D Geist". Porém, a polêmica de verdade viria pouco depois, com a exibição de "Genocyber".

Mesmo com cortes, muita coisa passou - inclusive esta cena das crianças fuziladas - praticamente na íntegra. Durante cinco semanas, "Genocyber" foi disparado o desenho mais violento já mostrado na TV brasileira, nestes 66 anos de história, e com sobras até.

O anime coloca na roda duas questões importantes: Desenho é só para criança? Definitivamente, não. E realmente, tudo pode ser exibido em horários onde crianças podem ver? Não mesmo. "Genocyber" é a prova. A sorte é que o desenho passou e ninguém reparou muito.

E você, acha que os animes tem esperança de voltar ao ar na TV aberta? A RBTV anunciou que o anime "Os Cavaleiros do Zodíaco" voltará ao ar em Outubro, desta vez, através de uma parceria entre a emissora e a Toei Animation. Aguardem o próximo Dúvidas Cabeça!

Fonte : Antenados na Sky e Cia.

Comentários

Postagens mais visitadas