Coreia do Norte adota horário de Seul

Salve pessoal do LSH! A Coreia do Norte passou a adotar nesta sexta-feira (sábado no horário local) o fuso horário da Coreia do Sul, adiantando os relógios em meia hora, afirmou a agência estatal KCNA.

"A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica cúpula Norte-Sul para acelerar o processo pelo qual Norte e Sul se converterão em um só país", afirmou a agência.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, decidiu tomar essa medida durante o encontro de 27 de abril com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada das Coreias.

As duas Coreias tinham fusos distintos desde 2015, depois que o Norte decidiu atrasar os relógios em meia hora.

Pyongyang explicou, na ocasião, que queria terminar com o horário imposto mais de um século antes pelo colonizador japonês e marcar, assim, o 70º aniversário da liberação da Coreia da dominação de Tóquio.

Mas Kim afirmou que foi "desolador" ver, durante a última cúpula, dois relógios com duas horas distintas, a do Norte e a do Sul, segundo a KCNA.

Após o anúncio, o porta-voz da Presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, parabenizou a "medida simbólica" que reflete a vontade de melhorar das relações bilaterais.

Com informações da All About Asia

Comentários

Postagens mais visitadas