TV Tupi: 40 anos sem a Pioneira
Há exato 40 anos, em 18/07/1980, os brasileiros estavam preparados para o pior que estava por vir naquele dia: a pioneira da América Latina prestes a ruir. A TV Tupi foi a primeira televisão do país, inaugurada em 1950 pelo jornalista e magnata da comunicação, Assis Chateubriand. Em julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo.
No vídeo resgatado recentemente pelo canal Video Archives Brasil, o apresentador Jorge Perlingero pediu: "Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas. Estamos chorando para trabalhar. Não estamos pedindo para ficar em greve, só pedimos trabalho. Trabalho, trabalho e trabalho". Ele foi aplaudido. Mas o apelo não surtiu efeito e a TV Tupi encerrou suas atividades de vez no dia 18 de julho de 1980.
Há quem diga também que o canal sofreu perseguição política e que ainda possuía condições de continuar no ar, já que os salários dos funcionários das demais emissoras próprias estavam em dia. A Tupi ainda perdeu diversas verbas publicitárias do governo, já que criticava abertamente a ditadura em alguns programas, como o de Carlos Imperial, que fazia sucesso nas noites de sábado.
Com o fim da pioneira, as concessões foram para a Rede Manchete (Adolpho Bloch) e SBT (Silvio Santos).
Fonte: Na Telinha
Comentários
Postar um comentário