ATUALIZADO: Strikes da Shueisha eram um golpe!
Tudo isso está sendo orquestrado pela editora Shueisha, que começou a enviar nesta sexta-feira (8), para redes sociais e Youtubers, avisos de direitos autorais por estarem utilzando imagens ou algo próximo do que aparece nos mangás que estão sobre sua autoria. Até o momento da publicação desta notícia, a lista de ataques da Shueisha tem como alvo os seguintes mangás: One Piece, Bleach, Jujutsu Kaisen, Haikyuu !!, Food Wars – Shokugeki no Soma, Dr. Stone, Saiki K, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Death Note, Kuroko no Basket, My Hero Academia, Naruto, Boruto, Dragon Ball, Jojo’s Bizarre Adventure e Black Clover. Além destas, outras obras publicadas pela editora podem estar sofrendo avisos de direitos autorais.
Esta situação tem a ver com a nova lei de direitos autorais no Japão, que começou a ser válida a partir do dia 1º de janeiro de 2021, onde a Shueisha, usufruindo da situação, começou a eviar tais comunicados de direitos autorais em massa para diversas plataformas. Os ataques também chegaram ao Twitter, onde a empresa proibiu qualquer fanart, Gif ou adjacências de todas as suas obras que foram listadas anteriormente, e isso acabou fazendo com que diversos usuários relataram bloqueios por conta das postagens.
Até o momento, a Shueisha ainda não se pronunciou a respeito desta ação, porém é de se esperar que não seja algo meramente temporário. Já faz alguns anos que a editora busca lutar contra qualquer tipo de conteúdo que possa violar os direitos autorais da empresa com base em suas franquias mais conhecidas, e parece que 2021 será o ano derradeiro para isso acontecer.
ATUALIZAÇÃO 18/01/2021
Nos últimos dias várias pessoas começaram a tomar violações de direitos autorais por qualquer coisa, fanarts, cosplays, gifs de Dragon Ball e One Piece. Todo mundo achou que era coisa da Shueisha, por conta da nova lei que entrou em vigor no Japão dia 1º, mas depois, uma pessoinha publicou uma grande investigação mostrando que uma pessoa se passou pela editora para atingir uma streamer. E agora vamos a atualização do caso!
A Shueisha se pronunciou de forma oficial sobre o caso, no site da Manga Plus, eles falaram:
”Chegou ao nosso conhecimento que a Shueisha foi falsamente representada por um indivíduo que enviou violações de copyright e remoção no twitter e outras redes sociais. Shueisha está atualmente consultando várias plataformas para investigar quais medidas tomar sobre o caso”
Bom, espero que esse cabra safado seja pego.
Fonte: CENTRAL, ANMTV, Você Sabia Anime
Comentários
Postar um comentário