Time Vermelho vence o 71º Kouhaku Utagassen


 E aí ouriçada, como foi sua passagem de ano? Neste primeiro post de 2021 vamos falar sobre o 71º Kouhaku Utagassen, que aconteceu na última noite do ano e mesmo sem público presente os artistas deram tudo de si para entregar uma edição especial de quarentena.


KOUHAKU DA QUARENTENA

A 71ª edição do Kouhaku Utagassen foi completamente diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez na história, o programa foi realizado sem a presença do público, como foi explicado no início da transmissão, e desta vez o evento não ficou restrito ao teatro. A NHK também lançou mão de mais três estúdios (Sala dos Jurados, Sala da Orquestra e Estúdio 101) para que as performances sejam realizadas com sucesso, respeitando os protocolos de segurança para evitar a propagação da COVID-19.


Começando às 19h30 e encerrando-se às 23h45 (Hora Local do Japão), passaram cerca de 40 artistas, entre eles, os estreantes SixTONES, Eito, NiziU, YOASOBI, Tokyo Jihen, Milet, JUJU e BABYMETAL. Infelizmente, o Snow Man (que faria sua estreia no programa) pediu pra sair depois que um dos integrantes testou positivo para a COVID-19, levando o grupo todo à quarentena.


Quem abriu o espetáculo foram o King & Prince, Foorin e Keisuke Yamauchi. O encerramento ficou por conta de Masaharu Fukuyama e MISIA. 


Quem também participou do programa foi a Orquestra Filarmônica de Tóquio, que acompanhou as performances de Yuzu, Superfly, Koji Tamaki, Keisuke Yamauchi e Masashi Sada. Alguns artistas se apresentaram ao vivo, sem nenhum playback, como é o caso de Gen Hoshino, Yumi Matsutoya, Masaharu Fukuyama e MISIA. Yoshiki apresentou-se em uma performance pré-gravado de Los Angeles, juntamente com Sarah Brightman, Roger Taylor e Brian May (Queen). Teve também quebra de recorde na apresentação de Hiroshi Miyama, com 126 pessoas fazendo movimento de Kendama, e até Kiyoshi Hikawa mitou com a música tema de Dragon Ball Super.


Infelizmente, o único ponto negativo foi para a performance da LiSA. Quem acompanhou a transmissão pela NHK World Premium teve que encarar dois minutos e meio com a capa do álbum LEO-NiNE, durante a música “Homura”. A Aniplex não liberou as imagens do anime Demon Slayer para serem usadas na transmissão internacional (por questões de licenciamento), mas na NHK-G a performance ocorreu normalmente. Vale lembrar que os animes citados neste post estão disponíveis na Crunchyroll.


Não teve AKB48, mas teve também os grupos do Sakamichi Séries: Nogizaka46, Hinatazaka46 e a estreante Sakurazaka46. Hiroshi Itsuki, em sua 50ª participação no programa, encerrou a primeira parte com “Sanga”, enquanto NiziU deu pontapé inicial ao segundo ato com “Make You Happy”. Mas o grande destaque desta edição foi o Arashi, em sua 12ª e última aparição no programa, antes do hiato, cantando as músicas “Kite”, “Kimi no Uta” e “Happiness”.


Outros destaques desta edição foram o Official Hige Dandism, Mr.Children, GENERATIONS, Kis-My-Ft2 (com sua performance de patins do Estúdio 101 até a Sala dos Jurados), a interação do Kanjani8 com os quatro estúdios dançando “Maemuki Scream” e o segmento especial da Disney, gravado com antecedência na Tokyo Disneyland, e que também contou com uma participação especial do Zé Carioca.


Nesta edição, o vencedor foi definido através dos votos do público em casa. Com 2.635.200 votos, quem levou a melhor desta vez foi o TIME VERMELHO, liderado por Fumi Nikaido, sendo essa a primeira vitória feminina desde 2016, e a 32ª no placar geral. A sequência de 3 vitórias seguidas do TIME BRANCO (iniciada em 2017) foi interrompida, mas continua com 39 vitórias ao todo.


Vale lembrar que nem todas as músicas apresentadas no programa podem ser conferidas em plataformas de música. Artistas como King & Prince, SiXTONES, Kis-My-Ft2 e Hey! Say! JUMP não liberam sua discografia para streaming, sendo restrita a versões físicas. Outros artistas liberam suas músicas apenas para o Japão.


Mas, como já foi dito anteriormente, 2020 foi o ano das mulheres no Kouhaku Utagassen. Mereceu ou não a vitória do TIME VERMELHO? Parabéns ao time vitorioso, e que venha o próximo Kouhaku Utagassen, no Fórum Internacional de Tóquio.


RESULTADO FINAL

🔴 2.635.200 VOTOS

⚪️ 1.383.180 VOTOS

Vencedor: TIME VERMELHO


QUEM DESTACOU MELHOR?

Nesta edição, houve um ênfase maior no Arashi, em sua última aparição no programa antes do hiato. Mas alguns artistas se destacaram melhor como é o caso de Kaori Mizumori, que teve o figurino em colaboração com Fuwachan. Hiroshi Miyama também se destacou por conta da quebra de recorde conquistada, 126 pessoas jogando Kendama. Kiyoshi Hikawa também foi destaque por conta da música tema de Dragon Ball Super, que os fãs brasileiros conhecem muito bem, assim como a LiSA e os temas de Demon Slayer. Artistas também conhecidos pelos brasileiros, Perfume e BABYMETAL também mitaram, enquanto MISIA era “GG” garantido com uma música escrita pelos integrantes do GReeeeN, que também se apresentaram no programa. 


Porém, está 71ª edição do Kouhaku Utagassen prova novamente que o Enka continua tendo menor representatividade, mas hoje em dia a atual geração da música japonesa está conquistando fãs de todo o mundo, não só durante a pandemia, como também em algumas plataformas de música.


PRÓXIMO KOUHAKU PROMETE SER GRANDIOSO?

Vale lembrar também que a NHK Hall irá fechar em Março, para uma grande reforma, o que ocasionará em uma mudança temporária de endereço nas suas produções, incluindo o semanal “Utacon”. A próxima edição deve acontecer no salão A do Fórum Internacional de Tóquio, que comporta mais de 5.000 pessoas, bem maior que a NHK Hall. Esperamos que a 72ª edição possa superar o público dos anos anteriores e consiga finalmente resgatar a  essência que o Kouhaku Utagassen sempre teve em seus anos de ouro. Se a NHK conseguiu se reinventar para levar uma das melhores edições nos últimos 10 anos, a gente ainda não sabe, mas de longe, talvez eles superaram a audiência negativa conquistada em 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas