NOTA DE FALECIMENTO: Sérgio Mamberti, o Dr. Victor do Castelo Rá Tim Bum
Mais uma perda irreparável no mundo da arte: Responsável por marcar a infância de uma geração inteira como Doutor Victor em Castelo Rá-Tim-Bum, o ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo aos 82 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. O artista que também era diretor, produtor e atuou até mesmo como político — estava internado em um hospital da capital paulista por causa de uma infecção pulmonar.
Ao G1, o filho do ator, Carlos Mamberti, explicou que o pai faleceu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. Ele disse que o estado de saúde do pai já vinha se complicando nos últimos meses e que, em julho, Mamberti precisou ser hospitalizado por causa de uma pneumonia que chegou a levá-lo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Mamberti teve uma carreira vasta tanto na TV quanto no teatro e no cinema. Foram 80 peças, 36 filmes e 36 novelas. Entre as produções mais famosas estão As Pupilas do Senhor Reitor, Vale Tudo, Anjo Mau, O Profeta, Flor do Caribe e Sol Nascente. Ele também estava presente no streaming, fazendo parte do elenco do seriado brasileiro 3% da Netflix. Contudo, para muita gente, seu papel mais marcante foi na série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, exibida pela TV Cultura entre 1994 e 1997. Ele vivia o feiticeiro Doutor Victor, dono de um castelo que sempre recebia as crianças em atividades lúdicas.
Fora das telas, teve uma participação política muito forte em defesa do incentivo cultural no país, ocupando diversos cargos dentro do Ministério da Cultura entre os anos de 2003 e 2014, quando atuou como secretário de Música e Artes Cênicas, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e secretário de Políticas Culturais. Também substituiu de forma interina três ministros ao longo desses 12 anos.
O LSH lamenta a morte de Sérgio Mamberti e envia suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Obrigado por tudo, Dr. Victor!
Fonte: CanalTech
Comentários
Postar um comentário