TERCEIRINHA DO LSH: Casamento no Japão


Salve ouriçada! Você é casado ou pensa em se casar algum dia?


Nos últimos anos vemos um aumento gradativo de pessoas solteiras que não pensam em se casar, mas muitos ainda sonham em se casar um dia. Hoje vamos falar um pouco sobre a cerimônia de casamento no Japão “KEKKONSHIKI・結婚式”.

A cerimônia de casamento no Japão dura aproximadamente 3 horas, e é dividida em 2 partes; o Ritual de Casamento, “FUUFU TO NARU GISHIKI・夫婦となる儀式”, e a Festa de Comemoração, “OIWAI NO UTAGE・お祝いの宴”.

O ritual de casamento é chamado “KYOSHIKI” e não tem a necessidade de seguir a religiosidade dos noivos e pode ser feita em qualquer lugar. As empresas especializadas em “KEKKONSHIKI” oferecem diversos planos de casamento.
Pode ser feito em uma capela cristã, onde os noivos irão fazer os votos de casamento perante um padre ou pastor. Mas é muito comum contratar atores para fazerem o papel do padre ou pastor, por isso, a cerimônia religiosa será somente uma encenação.

Também pode ser realizado em um templo budista, “JIIN・寺院 - OTERA・お寺”, ou na residência de um dos noivos, em frente do oráculo, “BUTSUZEN・仏前”, seguindo os ensinamentos budistas e jurando ficar unidos até a próxima reencarnação.
Ou seguindo o estilo tradicional japonês, em templos Xintoístas, “JINJA・神社”,  fazendo o juramento a todas as Divindades japonesas.

Existem vários locais que realizam festas de casamento. Os locais especializados em cerimônias de casamento são chamados de “SENMONSHIKIJYOU・専門式場” , mas também são realizados em hotéis, restaurantes e Guest House.

Existem vários eventos durante a festa de casamento, um deles é o corte do bolo, “WEDINGU KEEKI NO NYUUTOU・ウェディングケーキの入刀”, também é servido um banquete e um momento muito emocionante é quando a noiva, lê a carta  de gratidão escrita aos seus pais.
Os noivos trocam de roupa uma ou duas vezes durante a festa, esta troca de roupa é chamada de “IRO NAOSHI・色直し”, a noiva,“HANAYOME ou SHINPU・花嫁・新婦”troca o vestido de noiva para um outro vestido de festa e/ou para um “KIMONO” e o noivo, “HANAMUKO ou SHINROU・花婿 ・新郎” , troca o smoking para um terno mais casual e/ou para um  “KIMONO”.

No fim da festa, os convidados recebem um presente como forma de agradecimento, “HIKIDEMONO・引き出物”, que pode ser um vale presente, doces ou alimentos que dizem trazer sorte, como:  “UDON・うどん (tipo de macarrão japonês), KATSUOBUSHI・鰹節 (atum-bonito seco em lascas), KONBU・昆布 (alga marinha seca) e UMEBOSHI・梅干し (umê em conserva). São colocados de 3 ou 5 itens na caixa de presente.

No Japão, os números pares trazem uma ideia de separação, divisão e são considerados como números de azar, por isso é colocado uma quantidade ímpar, 3 ou 5. E o valor do presente dado a cada convidado varia entre 5 e 10 mil ienes.

Quando somos convidados e vamos a um “KEKKONSHIKI”, não podemos esquecer de levar o “GOSHUUGI・ご祝儀”, que é o dinheiro que é dado como presente de casamento. Ele é entregue em um envelope chamado “GOSHUUGI BUKURO・ご祝儀袋” . O dinheiro deverá estar somente em notas de 10 mil ienes. No Japão costuma-se entregar o valor em dinheiro sendo o primeiro número ímpar, pois um número par pode ser dividido, separado igualmente, o que acreditam ser algo que traz azar ao casal.

Se for amigo dos noivos, é comum colocar o valor de 30 mil ienes, caso seja o chefe de um deles, 30 ou 50 mil ienes, e se for parente, 50 a 100 mil ienes. Não se coloca 90 mil ienes pelo fato do número 9 também ser lido como “KU・苦”, que pode significar sofrimento em japonês.

Pela etiqueta japonesa, sempre devem ser usadas cédulas novas e colocadas dentro do envelope próprio para esta ocasião, que é o “GOSHUUGI BUKURO”.

Apesar de somente 1% da população japonesa ser católica, mais de 50% das pessoas realizam a cerimônia de casamento em capelas ou igrejas.

O estilo de casamento católico é o mais procurado entre os casais, que preferem buscar um estilo mais famoso e romântico para seu casamento, o que demonstra a baixa importância da religião na vida dos japoneses.

Conta para nós, já participou de algum casamento no estilo japonês? Como foi a experiência? Os estilos são bem diferentes, o que acha do casamento japonês?

Com informações do Japão Online

Comentários

Postagens mais visitadas