CENSURA: Justiça proíbe Globo de mostrar Linha Direta sobre caso Henry Borel


Salve pessoal do LSH! Excepcionalente nesta semana, o programa Linha Direta terá que ser reformulado, pois a defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proíbe a Globo de exibir uma edição do Linha Direta que estava programada para ir ao ar nesta quinta (18). O programa abordaria o assassinato do menino Henry Borel, de 4 anos, em 2021. Jairinho é acusado de ter matado o garoto, e a mãe de Henry, Monique Medeiros, foi denunciada como cúmplice.

A informação foi publicada inicialmente pela jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. O Notícias da TV teve acesso à liminar, concedida pela própria juíza responsável pelo caso, Elizabeth Machado Louro. Na liminar, a juíza alega que a exibição do Linha Direta pode influenciar a opinião pública sobre o caso, que será submetido a júri popular. A data do julgamento ainda não foi definida. Para a magistrada, uma edição do programa mais tendenciosa contra Jairinho poderia influenciar a opinião de quem fosse escalado para votar na sentença.

A decisão chama a atenção porque o caso não está sob segredo de Justiça, e liminares para impedir a exibição de reportagens sobre a investigação jamais foram concedidas anteriormente. Nos bastidores, a decisão contra a Globo é vista como censura prévia, algo considerado inconstitucional e que já foi derrubado em entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), além de ser proibido pela constituição federal de 1988.

O Linha Direta voltou ao ar no início deste mês nas noites de quinta-feira, após 16 anos fora da programação da Globo.

ATUALIZAÇÃO: A Globo conseguiu a liberação do STF e o programa irá ao ar nesta quinta-feira.

FONTE: Notícias da TV

Comentários

Postagens mais visitadas