TERCEIRINHA LSH: O Silvio Santos não tem mais volta?


Pessoal do LSH, nesta semana o "Programa Silvio Santos" irá completar 60 anos no ar. A atração estreou em 02/06/1963 na extinta TV Paulista (SP) e hoje segue no ar através do SBT nas noites de domingo. Mas infelizmente, a grande estrela desta festa, não vai estar presente. De acordo com Jassa, seu cabeleireiro, o comunicador Silvio Santos não está bem de saúde, se encontra debilitado e mal consegue andar. Mas esse boato foi desmentido pela Patrícia Abravanel, atual titular da atração, que afirmou que Silvio não veio a gravação por estar feliz com sua filha apresentar o programa, assim sendo, ele não compareceu à gravação do especial de 60 anos que irá ao ar no próximo domingo (04). 

Além disso, o SBT anunciou também que Luciana Valério será a nova diretora comercial da emissora, substituindo Fred Muller. Sem tradição na TV no horário vespertino no início dos anos 60, mesmo assim Silvio Santos alugou o horário na TV Paulista, topando o desafio e acreditando na sua visão inovadora do meio televisão. Sua trajetória ininterrupta à frente do programa por muitos anos líder de audiência nas tardes de domingo, continuou até 2020, quando para preservar a saúde em decorrência da pandemia, se afastou do comando da atração. Mesmo assim, em algumas ocasiões voltou ao palco e em 2021 Patricia Abravanel, que já participava da atração desde 2011, iniciou a apresentação de novos quadros, revezando-se com o pai.

Inicialmente exibido do meio-dia até às 14h00, contava com três atrações: Cuidado com a Buzina, o primeiro programa de calouros comandado por Silvio Santos, Justiça dos Homens, esquetes dramatúrgicos que finalizavam com julgamento no palco, e Pra Ganhar é Só Rodar, que já era apresentado há alguns anos no horário noturno da emissora. A audiência, até então inexistente, começa a aumentar e colocar a TV Paulista dentre o topo das emissoras de São Paulo. Mas em 1964, a Publicidade Silvio Santos, empresa que produzia independentemente seus programas, passa também a alugar espaço na programação da TV Tupi, extinto canal 4 de São Paulo, para apresentar outras atrações. A estreia se deu com Festival da Casa Própria, em novembro daquele ano, e pela primeira vez, um programa de televisão entregava uma casa para seus telespectadores.

Em 1965, a TV Paulista foi vendida para o Grupo Globo, e a nova emissora, TV Globo, passou a ser a “casa” do Programa Silvio Santos dominical. Em 1976 o dominical deixa a Globo, onde era produzido em preto e branco, e passa a ser apresentado pela então formada Rede Tupi, para todo o Brasil, agora em cores, ao mesmo tempo em que era exibido por sua primeira emissora de TV, a TV Studios Silvio Santos, ou TVS Canal 11 do Rio de Janeiro. Em 1980, em decorrência de dificuldades da Rede Tupi, passa também a ser apresentado pela Record TV para São Paulo, e uma Rede de Emissoras Independentes pelo Brasil, somando a TVS Rio. No ano seguinte, o Grupo Silvio Santos, já reconhecido por sua sólida e pujante atuação de norte a sul do Brasil, conquista a concessão do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, e o Programa Silvio Santos vai ao ar por sua própria rede para todo o país.

FONTE: Blog do Adonis

Comentários

Postagens mais visitadas