HOJE NA HISTÓRIA: Há 20 anos estreava a novela Celebridade


Há exatos 20 anos, em 13/10/2003, estreava a novela "Celebridade", produzida pela TV Globo e exibida de 13 de outubro de 2003 a 26 de junho de 2004, em 221 capítulos. Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Marília Garcia, teve a co-autoria de Leonor Bassères, Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira e Ângela Chaves; com o falecimento de Leonor Bassères, Ricardo Linhares passou a integrar a equipe de roteiristas da novela. A direção foi de Amora Mautner e Vinícius Coimbra, com direção geral de Marcos Schechtman e Dennis Carvalho, também diretor de núcleo. Contou com as atuações de Malu Mader, Cláudia Abreu, Fábio Assunção, Marcos Palmeira, Márcio Garcia, Alexandre Borges, Júlia Lemmertz e Hugo Carvana.

Nesta trama, a grande reviravolta aconteceu no capítulo 110, onde o personagem Lineu (Hugo Carvana) é assassinado misteriosamente. Daí por diante, o mistério da sua morte é um dos fios condutores da trama. O uso do quem matou é um dos recursos utilizados pelo autor Gilberto Braga em quase todas as suas novelas. O autor escreveu três finais diferentes e os atores receberam o texto minutos antes de gravarem as cenas. A novela foi destaque na edição de março de 2004 da revista norte-americana Variety, que publicou uma entrevista com Gilberto Braga.

Inicialmente, a escritora Leonor Bassères, colaboradora de Gilberto Braga em várias outras obras, descobriu um câncer de pulmão. Mesmo assim, continuou colaborando com o autor, vindo a falecer em decorrência da doença em 29 de Janeiro de 2004, quando Celebridade tinha pouco mais de três meses de exibição. Com sua morte, Gilberto Braga convidou Ricardo Linhares para colaborar na obra.

Atualmente, a novela pode ser vista no Globoplay, através do Projeto Originalidade, que resgata e atualiza na íntegra as produções existentes na plataforma. A música de abertura é a "Love's Theme", interpretado pela The Love Unlimited Orchestra, sendo que na trilha sonora internacional, ela aparece na versão com vocais. Foi parodiada pelo Casseta & Planeta Urgente, com o nome "Famosidade".

FONTE: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas