HOJE NA HISTÓRIA: Os 20 anos de American Idiot, antológico álbum do Green Day


Há exatos 20 anos, em 21/09/2004, o Green Day lançava seu 7º álbum de estúdio, o antológico "American Idiot", com produção de Rob Cavallo, um álbum conceitual que deriva do pop punk e do rock alternativo, sendo descrito como "Uma Ópera Punk Rock". O disco segue a história de Jesus of Suburbia, um adolescente americano de classe média baixa e um anti-herói. Durante o seu enredo, expressa a desilusão e a insatisfação de uma geração que cresceu marcado por eventos tumultuosos, como a Guerra no Iraque.

American Idiot marcou a retomada do Green Day após um período de queda na popularidade. Após oi lançamento, o disco entrou nas paradas de 29 países, sendo aclamado pela crítica e ganhando um Grammy pelo melhor álbum de rock em 2005. Seu sucesso inspirou um musical da Broadway, e uma adaptação para cinema que ainda não foi lançada. 

A história começou em 2002, quando a banda entrou no Studio 880 para gravar o álbum de estúdio "Cigarettes & Valentines", que iria trazer um som completamente novo para o Green Day, mas em Novembro daquele ano, as fitas masters foram roubadas. Desse modo, com a orientação do produtor Rob Cavallo, eles tiveram que fazer um novo projeto e do zero. Assim, eles criaram as primeiras faixas que são "Jesus of Subirbia" e "Homecoming", quando o desenvolvimento do álbum passou a ser focado como capítulos. Em seguida, eles compuseram a faixa título, falando sobre problemas sociopolíticos.

Billie Joe Armstrong compôs as demais faixas do álbum enquanto estava isolado em Manhattan, antes de voltar para Los Angeles, para finalizar as gravações do álbum na Ocean Way Studios e na Capitol Studios. American Idiot custou US$ 650.000 e levou 10 meses para ficar pronto. A grande inspiração para o álbum reside em eventos políticos envolvendo os EUA na época, como a presidência de George W. Bush e a Guerra no Iraque.

CONTEÚDO E ESTRUTURA MUSICAL
As 13 faixas de American Idiot descrevem a história de Jesus of Suburbia, um anti-herói e adolescente suburbano cuja vida era regada a refrigerantes e ritalina, odiando sua cidade e todos aqueles próximos a ele, acabando por migrar-se. Outro personagem é o St. Jimmy, um orgulhoso lutador pela liberdade punk rock por excelência. Whatsername é mais tarde, introduzida na história como o nêmesis de St. Jimmy e é focada por seguir suas crenças e ética.

O disco abre com "American Idiot", que dá nome ao álbum, e a letra fala sobre a política americana à época, e a influência da mídia na opinião pública, expressando ainda, o desejo de não ver o povo americano tornar-se "idiotas liderados por um presidente estúpido" e os EUA tornarem-se um país odiado internacionalmente.

A segunda faixa "Jesus of Suburbia" é dividida em cinco partes. Na primeira parte, o personagem se introduz como o filho da raiva e do amor. Nas partes seguintes, ele expressa sua visão pessimista em relação aos subúrbios e ao mundo ao seu redor, e então ele mostra-se cansado de estar sozinho e sentir abandonado, e na última parte, decide-se mudar para começar uma nova vida.

A terceira faixa é a "Holiday", e mais uma vez, a letra fala sobre críticas à política americana, onde o vocalista expressa sua preocupações sobre a política externa de Bush, e lamenta as vítimas desse conflito e de atentados terroristas.

A quarta faixa é a "Boulevard of Broken Dreams", e na letra, Jesus of Suburbia percebe que sua liberdade acabou e precisa enfrentar a solidão, as ruas vazias da cidade e o abandono. 

Em "Are We The Waiting", quinta faixa do disco, o jeito em que ele imaginava a cidade com luzes de neon e arranha-céus, colapsa, e ele aceita que precisa superar essa frustração e essa visão para se sentir bem, podendo ser interpretado também como um reflexo da frustração do vocalista com a situação do mundo.

A sexta faixa "St. Jimmy" apresenta influências do punk rock ao relatar o encontro de Jesus of Suburbia com seu alter ego, Saint Jimmy, representando a parte contenciosa e destrutiva de Jesus: um rebelde de sangue frio, incrível e autossuficiente, uma pessoa que nunca foi.

Na sétima faixa "Givemenovacaine", a letra narra o protagonista começando a experimentar as drogas e a fazer o que St.Jimmy lhe diz. Esta música também fala sobre os reality shows, da qual Armstrong a comparou com "Gladiadores no Coliseu".

A oitava faixa é a "She's a Rebel", e na letra, o protagonista encontra Whatsername, uma jovem sem nome por quem ele se apaixona. Por sua atitude rebelde e justa, ela representa tudo que ele quer, e assim, ela lhe dá uma esperança de vida melhor e depois tenta ser como ele é.

A faixa 9 é a "Extraordinary Girl", e na letra, vemos o aprofundamento da relação entre o protagonista e a garota, e é discutida a dificuldade de manter uma relação no dia a dia. Nesta música, Jesus of Suburbia começa a se parecer menso com St. Jimmy.

Na décima faixa, "Letterbomb", Whatsername afirma que tudo está despencando ao redor de Jesus of Suburbia. Sua rebeldia é falsa, assim como a vida na cidade, baseada em mentiras e aparências, fazendo-o com que ela saia de lá e deixe-o para trás.

A faixa 11 é a "Wake Me Up When September Ends", o grande destaque do disco e que também se opõe a história de Jesus of Suburbia. A letra fala sobre a morte do pai do vocalista Billie Joe Armstrong, em Setembro de 1982, quando ele tinha apenas 10 anos de idade. O título da faixa refere-se também aos ataques de 11/09/2001.

A penúltima faixa é "Homecoming", que retorna com a história principal e também é dividida em cinco partes, começando pela morte de St. Jimmy, enquanto Jesus of Suburbia aceita que ele não é o seu ideal, e assim ele passa por uma introspecção, aceita que a vida na cidade cheia de pretensão não serve para si e então, ele decide voltar para seu lar, no subúrbio.

E o álbum encerra com "Whatsername", que não dá um final preciso para a história, e não se sabe de forma clara o que aconteceu com Jesus of Suburbia após voltar para sua casa, no Subúrbio, lembrando-se de todos os eventos passados, e chama Whatsername dessa maneira pois não é capaz de lembrar o seu nome.

A versão japonesa do álbum foi lançada com uma faixa bônus, intitulada "Favorite Son", enquanto que a edição digital conta com mais três faixas inéditas: "Too Much Too Soon", "Shoplifter" e "Governator". Todas as faixas inéditas estarão na edição de 20º aniversário, que chega no dia 25 de Outubro.

TRACKLIST
  1. American Idiot
  2. Jesus of Suburbia
  3. Holiday
  4. Boulevard of Broken Dreams
  5. Are We The Waiting
  6. St. Jimmy
  7. Givemenovacaine
  8. She's a Rebel
  9. Extraordinary Girl
  10. Letterbomb
  11. Wake Me Up When September Ends
  12. Homecoming
  13. Whatsername
  14. Favorite Son (Faixa bônus da edição japonesa)
  15. Too Much Too Soon (Faixa bônus da edição digital)
  16. Shoplifter (Faixa bônus da edição digital)
  17. Governator (Faixa bônus da edição digital)
LINEUP
* Billie Joe Armstrong - Voz e Guitarra
* Mike Dirnt - Voz, Vocais de Apoio e Baixo
* Tré Cool - Voz, Vocais de Apoio e Bateria

MÚSICOS ADICIONAIS
* Rob Cavallo - Piano
* Jason Freese - Saxofone (em Homecoming)
* Kathleen Hanna - Voz (em Letterbomb)

FICHA TÉCNICA
* Produtores: Rob Cavallo e Green Day
* Engenheiro: Doug McKean
* Engenheiros assistentes: Brian Vibberts, Greg Burns, Jimmy Hoyson, Joe Brown, Dmitar Krnjaic
* Engenharia adicional: Chris Dugan, Reto Peter
* Mixagem: Chris Lord-Alge
* Masterização: Ted Jensen
* Capa: Chris Bilheimer

Fonte: Wikipedia

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