HOJE NA HISTÓRIA: Os 50 anos de Bohemian Rhapsody
Nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, o single “Bohemian Rhapsody”, do Queen, completa 50 anos de seu lançamento, meio século de um dos momentos mais revolucionários da história do rock.
Composta por Freddie Mercury e lançada como carro-chefe do álbum “A Night at the Opera”, a música quebrou todas as regras possíveis: sem refrão, com mais de seis minutos de duração e uma mistura ousada de ópera, balada e hard rock. O resultado? Um clássico atemporal que colocou o Queen em outro patamar e transformou a percepção do que o rock podia ser.
O single foi acompanhado de um vídeo promocional inovador para a época, considerado por muitos como um dos primeiros videoclipes do tipo já feitos. Além de eternizar a icônica imagem dos quatro integrantes iluminados sob um fundo preto, o clipe popularizou o uso de vídeos como ferramenta de divulgação de singles, pavimentando o caminho para a explosão dos videoclipes nos anos 1980.
“Bohemian Rhapsody” liderou as paradas no Reino Unido por nove semanas consecutivas e, décadas depois, voltou ao topo graças ao filme homônimo de 2018, que apresentou o hino a uma nova geração.
Cinquenta anos depois, a faixa continua sendo uma obra-prima inigualável, um símbolo da genialidade de Freddie Mercury e da ambição artística do Queen, que ousou ir além do previsível e acabou escrevendo um dos capítulos mais grandiosos da música mundial.
Com informações de 89 A Rádio Rock
 




Comentários
Postar um comentário