Green Day: Os 25 anos do álbum "Dookie"

Salve pessoal! Hoje, há exatos 25 anos, no dia 01/02/1994, era lançado o 3º álbum de estúdio do Green Day, "Dookie". O álbum, gravado entre Setembro e Outubro de 1993 sob a tutela do já conhecido produtor musical Rob Cavallo, é composto por catorze canções (com uma adicional, que fora introduzida anos mais tarde noutras reedições), grande parte delas de curta duração e com algumas letras que carregavam algum conteúdo mais obsceno e controverso como a orientação sexual, ansiedade, relações falhadas, masturbação, entre outros temas que eram tabu na época mas que, ao serem transmitidos através de canções com letras altamente explícitas e difundidas em melodias alegres, conseguiram exibir a nova vertente e energia que o punk rock viria a acrescentar ao mundo da música. Tudo isto graças aos membros talentosos da banda mas também muito graças às letras de Billie Joe Armstrong que o tornaram inevitavelmente no rosto principal dos Green Day e também num dos grandes protagonistas do punk revival.

A capa do álbum está repleta de desenhos coloridos que fazem alusão a uma enorme explosão, com bombas que geram a confusão total, numa mistura de desenhos com diferentes personagens dando a ideia de que traria consigo uma explosão musical. E essa explosão musical é imediatamente verificada em Burnout, uma canção repleta de energia e vivacidade que dá início a este álbum repleto de novidades, seguindo-se de Having a Blast e Chump, faixas do mesmo género que contam com o estilo característico deste novo punk que tinha muito para oferecer. Longview, canção com uma letra altamente controversa, inicia-se num registo mais suave, crescendo para um registo mais agressivo do punk rock que se torna paradisíaco com o ilustre Welcome to Paradise, uma canção animada ao estilo da própria banda assim como Pulling Teeth que exibe um compasso mais lento.

Contudo, é na sétima faixa que surge um dos maiores clássicos dos Green Day e que praticamente lhes conferiu o passaporte para o estatuto de uma das maiores bandas punk de sempre. Basket Case é uma canção que, mais do que uma obra do punk revival enérgico e sedutor, marcou uma geração que testemunhou e viveu este espírito com a mais alta das intensidades. Com uma letra baseada nas vivências de Bille Joe Armstrong, nomeadamente no combate às crises de ansiedade, Basket Case consegue trazer o aroma dos anos 90 ao presente, fazendo com que esta seja uma das canções mais influentes desta década, juntamente com um videoclip que consegue criar uma harmonia perfeita com a música e com os versos da canção.

O punk rock continua a fluir de modo intenso com She, canção cuja letra fala da namorada de Billie Joe Armstrong na altura, mostrando uma vez mais a enorme identidade da banda assim como também Sassafras Roots. When I Come Around trata-se de outra canção que conseguiu enaltecer o poder dos Green Day na música que, tal como Basket Case, os projectou ainda mais no universo do rock. Seguem-se ainda Coming Clean, Emenius Sleepus, única canção escrita por Mike Dirnt, e In the End, todas elas com o mesmo estilo por detrás, conseguem dar a conhecer ao ouvinte um pouco mais do reportório da banda. O álbum termina com F.O.D. uma canção que aparenta ser uma melodia acústica, mas que muda para o punk rock de modo espontâneo. All by Myself, uma melodia acústica composta pelo baterista Tré Cool, fora introduzida no álbum noutras edições seguintes e que é assumida como uma hidden track deste trabalho musical.

Um quarto de século depois do estouro, os Green Day tornaram-se numa banda de nível mundial continuando ainda hoje a procurar novos trabalhos, dando um pouco de mais do seu contributo ao rock, ao punk e ao universo da música. Os rumores da eminência de um novo álbum dos Green Day causam um impacto tão grande nos amantes da música como os rumores que surgiam após o lançamento de Dookie, o que faz com que esta seja uma banda que se consegue manter actual com o passar dos anos.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

Comentários

Postagens mais visitadas