Nintendo recorre ao Google para destruir a pirataria

Pessoal do LSH, a Nintendo batalha há décadas contra a pirataria. Desta vez, a produtora quer anular qualquer link de pesquisa que direcione o usuário para conteúdos ilegais. Ao invés de notificações regulares da DMCA (Lei dos EUA sobre direito autoral), a empresa de jogos usa reclamações antievasão para que o Google remova URL’s de softwares de jailbreak e adaptadores de cartão flash de seu mecanismo de busca. O programa Team-Xecuter é o alvo principal, mas a empresa também visa lojas legítimas, como a Newegg.

A empresa japonesa possui uma divisão antipirataria interna que sinaliza ameaças recentes e, eventualmente, fornece orientações de fiscalização. A iniciativa resultou em diversas ações contra sites de ROM, bem como para bloqueio de outros portais. A atitude também ameaça e-commerces que vendem adaptadores de cartão de memória R4i.

A Nintendo enviou avisos de remoção para o mecanismo de busca, tentando derrubar milhares de URLs, e por isso, sinaliza os sites por violar a disposição anti-evasão da DMCA. Os dispositivos, produtos ou componentes de evasão oferecidos nos links relatados ignoram os TPMs da Nintendo, para que os usuários possam reproduzir cópias não autorizadas dos arquivos de jogos da Nintendo que são oferecidos ilegalmente pela Internet.

Embora o Google tenha optado voluntariamente por retirar as URLs, não é necessário deixar uma opção de contranotificação. A situação coloca os sites “piratas” em desvantagem. É mais uma prova de que a Nintendo definitivamente não é uma empresa amiga dos piratas. Então, se você está pensando em comprar um retroconsole para o natal, aproveita enquanto é tempo, por que cedo ou tarde, a Nintendo pode te colocar numa terrível armadilha sem volta.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Postagens mais visitadas