HOJE NA HISTÓRIA: 25 anos sem Hideto Matsumoto (X Japan)


Pessoal do LSH, hoje completam-se 25 anos da morte de Hideto Matsumoto, guitarrista das bandas X Japan, hide with Spread Beaver e Zilch. HIDE foi um músico, compositor e produtor musical japonês, sendo guitarrista da banda de heavy metal X Japan desde 1987 e começou sua carreira solo em 1993. Também formou o supergrupo de rock Zilch em 1996.

Ele era muito popular e influente e já vendeu milhões de discos, tanto na carreira solo, como quando membro do X Japan. No X Japan ele ganhou destaque no final de 1980 e início de 1990, sendo creditado como fundadores do movimento japonês visual kei. Quando eles se desfizeram em 1997, hide, focado em sua carreira solo, que começou quatro anos antes e passou a desfrutar de popularidade significativa.

No auge de sua fama, durante a gravação de seu terceiro álbum de estúdio e prestes a lançar uma carreira internacional com a banda recém-formada Zilch, ele acabou morrendo, em 1998, no que foi considerado inicialmente como suicídio por enforcamento. Posteriormente, houve nova investigação a pedido da família e o caso foi encerrado como inconclusivo.

Hide era visto como um ícone para a juventude japonesa a se rebelar contra a sociedade conformista do seu país e sua morte foi rotulado como "o fim de uma era".

Existe um museu, em Yokosuka, chamado de Hide Museum, que abriu em 2000, foi fechado em setembro de 2005 e reabriu em 2013. Lá está exposto muitos dos itens pessoais de hide, como roupas, brinquedos, posters, guitarras, fotografias, desenhos, peluches entre outros. Durante os primeiros 5 anos aberto, o museu atraiu cerca de 450,000 visitantes. Em 2007, o X Japan voltou e lançou uma nova música para o filme Saw IV, o single I.V.. Playbacks gravados por hide foram usados, e no clipe faz-se uma homenagem ao membro que falta na banda.

Hide cometeu suicídio aos 33 anos, por volta das 07h da manhã em 02/05/1998. De acordo com a UOL, sua morte desencadeou uma onda de suicídio entre adolescentes japonesas na época.

FONTE: Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas