COSMO ABSOLUTO: Os 30 anos de Saint Seiya no Brasil


Salve pessoal do LSH! Neste domingo completam-se exatos 30 anos da estreia do anime "Os Cavaleiros do Zodíaco" aqui no Brasil, e o Legendary vai trazer alguns fatos importantes sobre a trajetória do Defensores de Athena no país. Eleve seu cosmo e vem com a gente!

A ESTREIA NA MANCHETE
O anime estreou na programação da Rede Manchete em 01/09/1994, e rapidamente se transformou em uma das maiores audiências da emissora carioca. Na época, foi distribuído pela Samtoy e chegou a negociar sua exibição pela Globo e SBT, mas ambas recusaram. A dublagem foi realizada pela Gota Mágica, e a tradução teve como base a versão em espanhol, com alguns erros que foram corrigidos na dublagem da Álamo.

A EXPANSÃO DO COSMO
Em 1995, o 3° filme da franquia, "A Lenda dos Defensores de Athena" (a.k.a. A Batalha de Abel) estreava nos cinemas do Brasil com distribuição da AB Filmes, e depois sendo lançado em VHS pela Flashstar/Premier Filmes, que também lançou os outros OVA's da série, chegando também a ser exibido pela Manchete. Um CD com as músicas da série também foi lançado, pela gravadora Sony Wonder.

O FIM DA PRIMEIRA ERA
Após 3 anos, o anime deixou de ser exibido pela Manchete em 12/09/1997, com a exibição do episódio 73. Depois, em 31/12/1997 era exibido o filme do Abel, e em 01/01/1998 foi ao ar o OVA do Lúcifer, encerrando a primeira passagem de Saint Seiya no Brasil. Os Defensores de Athena ficaram no limbo tupiniquim por quase 5 anos.

O RENASCIMENTO DO COSMO
Em 2003, Saint Seiya voltou a ser exibido no Brasil, agora pelo Cartoon Network, e com nova dublagem feita pela Álamo, a fim de corrigir inúmeros erros da versão feita pela Gota Mágica. No ano seguinte, o anime estrearia pela BAND, para fisgar a nova geração de fãs. A PlayArte conseguiu os direitos para lançar a série em DVD (mídia da época), e mais tarde em Blu-Ray.

HADES É REAL
Após o relançamento do anime, em 2005 era lançado em DVD (e posteriormente em Blu-Ray) no Brasil os primeiros episódios da Saga de Hades (Santuário), sendo os últimos episódios de CdZ dublados pela Álamo. Os arcos do Inferno e Elísios passaram a ser dublados em um novo estúdio, a DuBrasil, que também realizou a nova dublagem dos filmes que haviam sido lançados anteriormente em VHS. O anime continuava sendo exibido pela BAND, e chegou a ser exibido também pela Rede 21/PlayTV até 2007.

SEGUNDA EXPANSÃO DO COSMO
O universo de Saint Seiya se expandiu, e novas séries e spin-offs foram lançados, como Saint Seiya: The Lost Canvas, que foi produzido pela TMS e pode ser conferida  o YouTube, e já foi exibido por aqui pela Loading. O anime clássico ganhou uma nova exibição, agora em versão remasterizada pela Rede Brasil, e depois foi ao ar pela Warner e Adult Swim. Atualmente encontra-se disponível na Crunchyroll, que também possui as séries spin-off dubladas de Saint Seiya (com exceção de Saintia Sho).

MAIS FILMES
O 5° filme de Saint Seiya, "Prólogo do Céu" chegou aos cinemas brasileiros em 2006, e lançado no ano seguinte em DVD pela PlayArte. Em 2015, "A Lenda do Santuário" também chegou a ser exibido em cinemas, com lançamento posterior em DVD e BD, e no ano passado tivemos "Os Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya - O Começo", que não foi uma boa adaptação em Live Action (One Piece e Sailor Moon foram bem melhores), mas que depois foi disponibilizado no MAX.

O COSMO NÃO VAI SE APAGAR
Por fim, destacamos a nova animação em 3D "Os Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya" que estreou na Netflix e depois migrou pra Crunchyroll, com algumas alterações na história,mas que vale a pena dar uma conferida. E não podemos deixar de citar oa games da franquia, que chegaram após a reestreia do anime no Brasil, mas que se tornaram muito populares graças a consoles como PlayStation 2.

Enfim, este foi um rápido resumo sobre a trajetória de Saint Seiya aqui no Brasil. De qual geração você conheceu os Defensores de Athena: Manchete, Cartoon Network ou a Atual? Comenta aí que eu quero ler as opiniões de vocês aqui no LSH.

Comentários

Postagens mais visitadas