SAKURA: TV Cultura encerra transmissão do anime... e agora?


Pessoal do LSH, na última quarta-feira (09) chegou ao fim a transmissão do anime Cardcaptor Sakura na TV Cultura, e será substituído por Captain Tsubasa (2018). Só nos resta uma pergunta: e agora?

A exibição de Cardcaptor Sakura na TV Cultura terminou no dia 9 de julho de 2025, e ela será substituída pela nova adaptação de “Captain Tsubasa” (2018) a partir desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, no programa Antimatéria, no horário das 18h30 (BRT). A série acompanha Tsubasa Ozora, um garotinho apaixonado por futebol que sonha alcançar a Copa do Mundo — e que, junto com seu time de escola, vive vitórias, derrotas e grandes jogos. Conhecido no Brasil como “Super Campeões”, esse remake de 2018 é a versão mais moderna do clássico (lançado originalmente nos anos 80 e relançado em remake em 2018).

Capitão Tsubasa entrará na grade do Antimatéria, de segunda a sexta, às 18h30 — nos blocos que antes exibiam Sakura nos dias correspondentes, e o que isso significa? Sakura saiu da TV Cultura após uma reprise que durou de fevereiro a julho de 2025 — parte da iniciativa da NAISU para levar clássicos ao canal, e agora, a emissora paulista está apostando em um anime esportivo, potencialmente para diversificar e atrair outro público, ainda dentro da cultura pop.

Embora não esteja mais na grade da Cultura, nem toda toda a saga remasterizada e dublada de Cardcaptor Sakura segue disponível no canal oficial da NAISU no YouTube, pois somente os 33 primeiros episódios estáo disponíveis na NAISU (YouTube), sem previsão de retorno dos episódios. E por que parou? Quando o NAISU iniciou a série no YouTube em fevereiro de 2025, os episódios começaram a ser postados semanalmente, antecipando a exibição na TV Cultura. Se por enquanto chegaram só até o episódio 33, é esperado que os lançamentos continuem seguindo esse ritmo até completar os 70 episódios. Ou seja, os próximos episódios devem aparecer gradualmente ao longo das próximas semanas, mas a data não foi anunciada.

Clear Card já tem dublagem em português brasileiro confirmada, mas não foi liberada para transmissão na Crunchyroll, que possui apenas legendado. A dublagem foi anunciada em dezembro de 2023 pela Artworks Digital Studio, com o retorno do elenco original — Daniella Piquet como Sakura, Fábio Lucindo como Syaoran, e outros — e seria lançada gratuitamente em 2024 no canal NAISU no YouTube, mas há vários entraves que impeçam a chegada da tão esperada dublagem: A adaptação para português da dublagem de Clear Card previa também a localização das músicas de abertura e encerramento, porém, segundo anúncios da Artworks na CCXP23, isso ainda estava aguardando aprovação no Japão. Em seguida, surgiram impedimentos relacionados à música "Jewelry", gravada por Saori Hayami, que é controlada pela Warner Bros. Home Entertainment — o que levantou obstáculos legais para liberar a faixa no YouTube do NAISU.

Além da música, é possível que a liberação de uso da música no Brasil exige acordos específicos de licenciamento, muitas vezes custosos e demorados, e se a Warner possui direitos em plataformas específicas, isso pode bloquear o uso em outras, como o YouTube. Vale lembrar que a faixa "Jewelry" não foi liberada globalmente em plataformas de música. Se você busca a versão dublada de Clear Card completa, ainda vai ter que aguardar: o principal obstáculo é a música da abertura e encerramento, já que o restante das músicas é da FlyingDog. Nesse caso, "Jewelry" sairia de cena na versão brasileira para dar lugar a "Rewind".

Portanto, pra quem não acompanhou a transmissão da TV Cultura e quer rever a dublagem de Cardcaptor Sakura, agora só no YouTube (até o episódio 33), e o restante da saga vai ter que ser por meios alternativos, até por que a remasterização da ArtWorks pode virar LOST MEDIA num futuro próximo, o que fatalmente aconteceu com Future Boy Conan, que não ganhou lançamento no YouTube, foi exibido somente pela TV e desapareceu.

Comentários

Postagens mais visitadas